Missão de Paz da ONU ajuda vítimas de deslizamento no leste da República Democrática do Congo

Foto de Kinshasa, na República Democrática do Congo, afetada pelo transbordamento de um rio.Missão de Paz da ONU forneceu socorro nesta quarta-feira (19) a veículos soterrados e depois de um rio transbordar e provocar um deslizamento de terra nas encostas de um vulcão importante no leste da República Democrática do Congo (RDC). Pelo menos 46 pessoas foram soterradas e 200 casas levadas pela força da água. “Nossa meta é cuidar da população vulnerável até que organizações humanitárias cheguem”, declarou o porta-voz da Missão de Paz das Nações Unidas na RDC (MONUC), Madnodje Mounoubai.

Mounoubai relatou que as forças da MONUC encontraram até agora 16 corpos, graças ao uso de veículos especiais para a atividade, nas encostas do vulcão Nyiragongo, que tem vista para Goma, capital da província de Kivu Norte. “A busca pelos desaparecidos continua. Enquanto isso, a MONUC está atendendo em caráter de urgência os desalojados, que estão abrigados próximos a seus vilarejos, e fornecendo alimento”.

Ele não quis estimar o número de pessoas desabrigadas pelo desastre, o que, segundo divulgou a imprensa local, chega a aproximadamente 5 mil. O deslizamento ocorreu aparentemente quando um rio transbordou após dias de chuva forte. A área afetada não está sob risco de segurança, por estar relativamente afastada da área principal de conflitos de forças rebeldes – que tem aterrorizado toda a região leste da RDC, matando milhares de pessoas e removendo outras centenas de milhares de suas casas.

A MONUC, criada há 11 anos, tem ajudado na restauração de medidas de estabilidade e do processo democrático do país, destruído por anos de guerras civis e revoluções que levaram ao maior número de mortos desde a Segunda Guerra Mundial – mais de 4 milhões em combates ou por conta da fome e de doenças. As batalhas ainda persistem no leste e em outras regiões do vasto país.