“Energia nuclear deve ser ferramenta para o desenvolvimento e não ameaça à paz mundial”, diz Lula

Lula discursa na abertura do III Fórum da Aliança de CivilizaçõesO presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (28) que a energia nuclear deve ser uma ferramenta para o desenvolvimento e não uma ameaça à paz mundial. Em discurso durante a abertura do III Fórum da Aliança de Civilizações, Lula lembrou que o Brasil é um dos poucos países cuja constituição proíbe a produção de armas nucleares e disse que “a existência de armas de destruição em massa faz do mundo um lugar menos seguro”.

Lula declarou que sua experiência como sindicalista o ensinou que posições inflexíveis afastam a possibilidade das soluções de paz que a maioria aspira – e que, com esses princípios, viajou a Tel-Aviv (Israel) e Ramalá (Cisjordânia), tentando buscar a paz.

“Com esse propósito, o primeiro-ministro Erdogan (da Turquia) e eu fomos a Teerã (Irã) buscar com o presidente Ahmadinejad uma solução negociada para um conflito que ameaça muito mais do que a estabilidade de uma região importante do planeta. O mundo precisa do Oriente Médio em paz”, afirmou.

O presidente destacou que a tolerância é fundamental para paz e citou as diversas etnias, religiões e culturas que, juntas e convivendo pacificamente, compõe a nação brasileira.

Lula falou ainda que a juventude é a promessa do futuro e sua participação em programas de diálogo é indispensável para a construção de um ambiente naturalmente tolerante. Segundo ele, esse deve ser o centro deste III Fórum da Aliança de Civilizações, ao lado do papel decisivo que tem os meios de comunicação.

“Esse terceiro fórum confirma que não devemos perder o entusiasmo ouvindo aqueles que duvidam que atinjamos nossos objetivos. É fundamental o diálogo entre estados e sociedades que desejam criar um mundo baseado na compreensão e na solidariedade. Essa é a mensagem”, finalizou o presidente.

3 pensou em ““Energia nuclear deve ser ferramenta para o desenvolvimento e não ameaça à paz mundial”, diz Lula

  1. Olá…
    Gostei do muito documentário, e assim como nosso Presidente Lula concordo que a energia nuclear deve ser utilizada como fonte de desenvolvimento para o Brasil, pois este tem muito a crescer!
    Discordo com os outros paises que utilizam a energia nuclear para a fabricação de armas pois parece que eles já estao armando uma guerra… e esta (se ocorrer e eu espero que nao) com certeza irá afetar o mundo inteiro.
    Eu não quero que no futuro meus filhos sofram com tais brutalidades do mundo. Devo admitir, tenho muito medo do que está ainda para acontecer, por isso apoio o documentário!
    A música: Rosa de Hiroshima de Ney MAtogrosso retrata bem os males que tal energia quando mal utilizada traz para a humanidade.

    Agradeço desde já!
    Abraço!!!

  2. Brasil pode ser um país cheio de defeitos, mas acredito ser o único páis com Valor Moral pra ensinar o resto do mundo a viver em paz apesar das diferenças.
    Nós sim, apesar de tudo que passamos, podemos ensinar a tolerancia e a convivencia pacífica.
    O governo americano prega tanto a Liberade, mas só que a liberdade dele mesmo e quer o que o resto do mundo seja eterno prisioneiro da sua economia.
    Absurdo.
    Israel atacou a ajuda humanitaria, não vai acontecer nada.
    Se tivesse sido Irã, Cuba, Brasil, já estaria pronto o plano de sanções.
    Chega dessa politica que só se pesa valor da carteira, e não as atitudes de quem quer o melhor pro mundo respeitando as diferenças e as liberdades de cada povo.
    O EUA rasga a carta da ONU diante de todos os países do mundo, mas ninguem tem coragem de falar.
    Palavras, nao sangram, não matam, palavras são feitas pra se chegar a acordos, conversando, todo mundo se entende, só que leva tempo e depende de confiança, mas sem tempo e sem dialogo, só se leva a guerra.
    parabens lula pela iniciativa.
    O Brasil te respeita e te acompanha pela inicativa.
    Brasileiro é representante da paz, por natureza.

Os comentários estão fechados.