Relatora da ONU sobre formas contemporâneas de escravidão chega ao Brasil

UNIC Rio: Comunicados à imprensa

Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH)A Relatora Especial das Nações Unidas sobre Formas Contemporâneas de Escravidão, Gulnara Shahinian, visitará o Brasil entre os dias 17 e 28 de maio de 2010 na primeira vez em que um especialista independente do Conselho de Direitos Humanos visita o País para monitorar as formas contemporâneas de escravidão, incluindo suas causas e consequências. “O Brasil aprovou uma série de leis e programas de combate às formas contemporâneas de escravidão, como o trabalho forçado”, afirmou Shahinian. “Esta visita me dará excelente oportunidade para avaliar o impacto destas intervenções”.

Formas contemporâneas de escravidão incluem, entre outras coisas, servidão por dívida, trabalho forçado, servidão doméstica e as piores formas de trabalho infantil.

A Relatora Especial, que vem ao País a convite do Governo, visitará Brasília, São Paulo, Cuiabá e Açailândia onde se encontrará com autoridades do Governo, membros do Poder Judiciário, representantes de organizações não-governamentais, membros da comunidade, acadêmicos e outros profissionais que trabalham com o tema.

A Relatora Especial dará uma conferência de imprensa em Brasília na sexta-feira, 28 de maio de 2010, quando compartilhará com a mídia as conclusões de sua visita. Informações adicionais sobre a coletiva serão enviadas nos próximos dias.

Em setembro de 2010, Gulnara Shahinian apresentará um relatório sobre sua viagem ao Brasil ao Conselho de Direitos Humanos em Genebra (Suíça).

Sobre a Relatora Especial

Gulnara Shahinian foi nomeada pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU como Relatora Especial sobre Formas Contemporâneas de Escravidão, incluindo suas causas e consequências, cargo criado em maio de 2008. Ela é uma advogada armênia com longa experiência como consultora e especialista para vários órgãos da ONU, União Europeia, Conselho da Europa, Organização para a Segurança e Cooperação na Europa e órgãos de governo sobre os direitos da criança, gênero, migração e tráfico. Shahinian também é ex-administradora do Fundo Voluntário da ONU sobre Formas Contemporâneas de Escravidão.

Saiba mais sobre o mandato e o trabalho da Especialista Independente clicando aqui.

Página do Brasil no website do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) clicando aqui.

Para obter informações adicionais sobre a visita, envie um email para [email protected]

Outras informações:
Valéria Schilling
Assessora de Comunicação
Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio)
(21) 2253-2211
(21) 8202-0171
[email protected]

1 pensou em “Relatora da ONU sobre formas contemporâneas de escravidão chega ao Brasil

  1. Eu acho que esta visita será uma oportunidade para o Brasil. Apesar de todos os esforços em eliminar o trabalho forçado ainda existe muita criança trabalhando. Um exemplo disso são as crianças da cidade de Salinas que fica no norte do estado de Minas Gerais. Lá nesta cidade uma criança trabalha como se fosse um adulto, e não tem nenhum direito. Eu sou exemplo disso, hoje tenho 37 e comecei trabalhar aos 7 anos, não tive infância, sempre fui uma pessoa adulta…
    Porque sei como é trabalhar de criança é que me preocupa as crianças que até hoje trabalham.

Os comentários estão fechados.