‘A liberdade de mídia para um futuro melhor: Dando forma à Agenda de Desenvolvimento Pós-2015’

Mensagem conjunta de Ban Ki-moon, secretário-geral das Nações Unidas, e Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

Ban Ki-moon e Irina Bokova em registro de 2012. Foto: ONU/Rick Bajornas
Ban Ki-moon e Irina Bokova em registro de 2012. Foto: ONU/Rick Bajornas

“Este ano, a comunidade internacional tem uma oportunidade única de toda uma geração para preparar uma agenda de longo prazo para o desenvolvimento sustentável, para suceder os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que terminará em 2015. Implementar essa agenda com sucesso pedirá que todas as populações desfrutem dos direitos fundamentais de liberdade de opinião e expressão. Estes direitos são fundamentais para a democracia, transparência, prestação de contas e o Estado de Direito. Eles são vitais para a dignidade humana, o progresso social e, inclusive, o desenvolvimento.

O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa destaca a importância dos meios de comunicação independentes, livres e pluralistas para a proteção e promoção desses direitos. O jornalismo fornece uma plataforma para a discussão informada por meio de uma ampla gama de questões de desenvolvimento – desde os desafios ambientais e o progresso científico até a igualdade de gênero, o engajamento da juventude e a consolidação da paz. Somente quando os jornalistas têm a liberdade para monitorar, investigar e criticar as políticas e ações é que a boa governança pode existir.

Mesmo quando olhamos para além de 2015, temos de enfrentar graves ameaças atuais à liberdade de imprensa em todo o mundo. Em muitos países os jornalistas e outros trabalhadores de meios de comunicação enfrentam obstáculos sistemáticos para relatar a verdade, que vão desde a censura, detenção e prisão até a intimidação, ataques e até mesmo assassinatos. Estes abusos ultrajantes mostram que a liberdade de imprensa e os direitos humanos que a sustentam são extremamente frágeis e devem ser ativamente defendidos.

A Assembleia Geral das Nações Unidas condenou inequivocamente todos os ataques e violência contra jornalistas e profissionais de mídia. Os governos e todos aqueles com influência devem agora agir sobre esta condenação, protegendo os jornalistas e outros trabalhadores da mídia. A ONU está pronta para fazer a sua parte. Órgãos da ONU já estão trabalhando juntos e com outros parceiros sob a liderança da UNESCO para criar um ambiente livre e seguro para os jornalistas e profissionais de mídia de todo o mundo.

Neste Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, apelamos a todos os Estados, as sociedades e os indivíduos a defender ativamente a liberdade de expressão e a liberdade de imprensa como direitos fundamentais e como contribuições essenciais para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e avançar na agenda de desenvolvimento pós-2015.”

_________________
Saiba mais sobre a data em http://bit.ly/RcRnSd

0 pensou em “‘A liberdade de mídia para um futuro melhor: Dando forma à Agenda de Desenvolvimento Pós-2015’