Brasil na ONU

O Brasil participa dos processos de tomada de decisão e do trabalho das Nações Unidas principalmente por meio de duas representações permanentes — nas cidades de Nova York (Estados Unidos) e Genebra (Suíça).

A função das representações é acompanhar de perto a agenda da ONU, ter informações mais específicas sobre os trabalhos e ampliar a participação do País no Sistema. As despesas destas representações são inteiramente custeadas pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

O Brasil nas Forças de Paz da ONU

Desde 1948, o Brasil participou de mais de 30 operações de manutenção de paz da ONU, tendo cedido um total de mais de 24 mil homens. Integrou operações na África (República Democrática do Congo, Angola, Moçambique, Libéria, Uganda, Sudão e República Centro-Africana, entre outras), na América Latina e Caribe (El Salvador, Nicarágua, Guatemala, Haiti), na Ásia (Camboja, Timor-Leste) e na Europa (Chipre, Croácia).

Além de ter enviado militares e policiais a diversas missões ao longo da história da ONU, o Brasil empregou unidades militares formadas em cinco operações: Suez (UNEF I), Angola (UNAVEM III), Moçambique (ONUMOZ), Timor-Leste (UNTAET/UNMISET) e Haiti (MINUSTAH).

Fragata brasileira atua no Líbano, em missão das Nações Unidas, para ajudar a impedir a entrada de armamentos no país pelo mar. Foto: Ministério da Defesa do Brasil
Fragata brasileira atua no Líbano, em missão das Nações Unidas, para ajudar a impedir a entrada de armamentos no país pelo mar. Foto: Ministério da Defesa do Brasil

Além disso, desde 2011, a Marinha brasileira comanda a Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL). O Brasil lidera as operações que contam com a participação de aproximadamente mil oficiais, entre eles nacionais e não nacionais oriundos de Bangladesh, Alemanha, Grécia, Indonésia e Turquia.

Cerca de 250 militares brasileiros da Marinha integram a Força-Tarefa Marítima, a primeira do tipo a participar de uma operação de paz das Nações Unidas. Operante desde 2006, a Força-Tarefa presta apoio à Marinha libanesa no monitoramento de suas águas territoriais, garantindo a segurança da costa e impedindo a entrada não autorizada de armamento ou material semelhante por mar.

Representações permanentes do Brasil na ONU

Em Nova York

UN Photo/Rick Bajornas

Na sede da ONU, em Nova York, o Brasil mantém a Missão Permanente junto às Nações Unidas. O quadro de serviço exterior — diplomatas, oficiais de chancelaria e assistentes de chancelaria brasileiros — é composto por cerca de 30 pessoas, sem contar os funcionários de outras nacionalidades.

A missão é responsável pela participação do Brasil em todos os eventos da ONU que interessem ao país, nas reuniões da Assembleia Geral e, periodicamente, do Conselho de Segurança, onde o Brasil ocupa um assento não-permanente.

Em Genebra

UN Photo/Jean-Marc Ferré

No segundo maior escritório da ONU, em Genebra, a delegação permanente do Brasil é composta, também, por cerca de 30 pessoas.

A equipe participa das ações da sede suíça, responsável, fundamentalmente, por trabalhos relativos à África, ao Oriente Médio e à Ásia.