António Guterres nomeia Maurizio Giuliano diretor do Centro de Informação das Nações Unidas no Rio de Janeiro

Maurizio Giuliano, diretor do UNIC Rio de Janeiro. Foto: acervo pessoal
Maurizio Giuliano, diretor do UNIC Rio de Janeiro. Foto: acervo pessoal

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, nomeou o italiano Maurizio Giuliano como diretor do Centro de Informação das Nações Unidas (UNIC) no Rio de Janeiro, Brasil. Ele assumiu o cargo nesta quinta-feira (20 de abril).

Anteriormente, Maurizio foi chefe de proteção de civis da Missão das Nações Unidas de Estabilização Multidimensional Integrada no Mali (MINUSMA), apoiando o representante especial do secretário-geral e trabalhando com a Missão e a Equipe de País das Nações Unidas (UNCT, na sigla em inglês) para melhorar o frágil panorama de proteção do país.

Entre 2015 e 2016, chefiou o Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU (OCHA) na cidade de Bunia, na República Democrática do Congo, onde liderou os esforços humanitários para identificar necessidades, planejar respostas, mobilizar fundos e dar assistência e proteção aos mais necessitados.

Nota sobre nomeação em publicação do Timor-Leste. Image: reprodução
Nota sobre nomeação em publicação do Timor-Leste. Image: reprodução

Maurizio Giuliano tem mais de 10 anos de experiência com informação pública, comunicação e advocacy, adquirida no Sistema ONU e externamente. Foi chefe de Comunicações do UNICEF no México entre 2011 e 2013.

De 2005 a 2011, trabalhou com o Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários em vários países, incluindo República Centro-Africana, Chade, República Democrática do Congo, Sudão do Sul e Sudão, sendo porta-voz de diversos dirigentes da ONU, trabalhando para apoiar as pessoas mais vulneráveis, incluindo durante graves emergências humanitárias.

Em 2004 e 2005, Maurizio trabalhou no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Afeganistão e na Organização Internacional para as Migrações (OIM) no Paquistão. A primeira experiência na ONU foi em 2000 como voluntário na Administração Transitória das Nações Unidas em Timor-Leste (UNTAET), trabalhando como assessor de informação pública na cidade de Baucau.

Entre 1997 e 2004, atuou como jornalista e escritor freelancer. Tem dois livros publicados sobre relações internacionais e política latino-americana, assim como artigos acadêmicos e jornalísticos em diversos países.

Maurizio Giuliano é mestre em estudos latino-americanos na Universidade de Cambridge e graduado em Filosofia, Política e Economia na Universidade de Oxford. É fluente em português, inglês, francês e espanhol.

Maurizio Giuliano pode ser contactado no telefone do UNIC Rio: (21) 2253.2211