Às vesperas do Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes, Ban Ki-moon faz apelo para o fim do racismo

10/12/2010 · Últimas notícias 



Enquanto as Nações Unidas se preparam para celebrar em 2011 o Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes, o Secretário-Geral da ONU Ban Ki-moon fez um apelo à comunidade internacional para que o racismo seja definitivamente erradicado. “A comunidade internacional não pode aceitar que grupos inteiros sejam marginalizados por causa da cor de sua pele”, disse em evento realizado hoje (10/12) para o lançamento do Ano, na sede da ONU, em Nova York.

Ban destacou que africanos e afrodescendentes estão entre os povos mais afetados pelo racismo e, muitas vezes, têm negados seus direitos humanos vitais, como o acesso a serviços de saúde e educação de qualidade. O Secretário-Geral lembrou que estes problemas são históricos e condenou o tráfico transatlântico de escravos como uma terrível tragédia, não só pela barbárie, mas também por sua magnitude. “Até hoje, os povos africanos sofrem as consequências destes atos”, acrescentou.

O Ano foi proclamado pela Assembleia Geral em dezembro de 2009, por meio de uma resolução que cita a necessidade do fortalecimento de ações nacionais e da cooperação regional e internacional para assegurar que os povos afrodescendentes desfrutem inteiramente de seus direitos econômico, cultural, social e cultural, assim como aumentar sua integração em todos os aspectos da sociedade e para promover maior conhecimento e respeito por sua herança cultural.

“Como afirma a Declaração Universal dos Direitos Humanos, ‘todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos’”, disse Ban. “Se quisermos fazer destas palavras uma realidade temos que erradicar o racismo de uma vez por todas. O sucesso do Ano Internacional requer concentração de esforços em todo o Sistema das Nações Unidas e em níveis regionais e internacionais, com o maior engajamento e participação possível.”

Acesse a resolução da Assembleia Geral que proclama 2011 o Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes:

Abaixo, vídeo do lançamento ocorrido hoje (em inglês):

Share






Comentários

2 comentários para “Às vesperas do Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes, Ban Ki-moon faz apelo para o fim do racismo”

  1. […] vídeo do lançamento do Ano (em inglês), informações em português aqui: Imprimir […]

  2. […] Abaixo, vídeo do lançamento do Ano (em inglês), informações em português aqui: […]

Deixe seu comentário