Assembleia da Juventude da ONU é oportunidade para jovens se envolverem em metas globais de desenvolvimento

Susana Sakamoto recebe prêmio na Assembleia da Juventude da ONU. Foto: Johnny Vacar
Susana Sakamoto recebe prêmio na Assembleia da Juventude da ONU. Foto: Johnny Vacar

A 20ª sessão da Assembleia da Juventude das Nações Unidas, que acontece entre os dias 9 e 12 de agosto na sede da ONU, em Nova Iorque, é uma oportunidade para jovens do mundo todo se envolverem na construção de um futuro inclusivo e sustentável.

Guiada pelo princípio de “não deixar ninguém para trás” da Agenda 2030, a conferência acontece duas vezes ao ano e explora o potencial da juventude em questões transversais e em soluções para o desenvolvimento nas dimensões social, econômica e ambiental.

Na última edição do evento, que ocorreu em fevereiro deste ano, a estudante de Relações Internacionais Susana Sakamoto, de 18 anos, participou do encontro como delegada para o Brasil.

“O jovem tem um importante papel de inspirar, mobilizar e impactar a sociedade em que vive. Durante a 19ª Assembleia da Juventude, tive a oportunidade de entrar em contato com as iniciativas que os jovens estão tomando ao redor do mundo e perceber o quanto tem sido feito para transformar nossas vidas. Eles são exemplos de pessoas que fazem questão verdadeiramente de lutar para um mundo mais inclusivo”, disse a jovem paulista.

Susana foi contemplada com o prêmio da ONG The Resolution Project por desenvolver o projeto de empreendedorismo social Write Your Future (Escreva Seu Futuro, em tradução livre). Trata-se de uma iniciativa que ajuda jovens a desenvolver as habilidades necessárias para a escolha profissional.

“O meu projeto se destina a jovens em situações de vulnerabilidade social com idade entre 13 e 17 anos. Escolhi essa faixa etária por ser a fase de preparação para a vida adulta e os anos que antecedem a maioridade. Muitos jovens que completam 18 anos necessitam sair das casas de acolhimento e, em larga medida, passam por essa mudança despreparados”, frisou.

Jovens participantes da última Assembleia da Juventude da ONU. Foto: Danny Li
Jovens participantes da última Assembleia da Juventude da ONU. Foto: Danny Li

Além de gerenciar o Write Your Future, Susana é embaixadora da Assembleia da Juventude no Brasil, cuja função é aumentar a participação e representatividade dos jovens brasileiros no evento.

Para participar como delegado na Assembleia da Juventude da ONU, os interessados precisam ter de 16 a 28 anos de idade e ter envolvimento ativamente na comunidade. Quem tiver mais de 28 anos também pode participar, mas apenas como observador.

É necessário também ter interesse no desenvolvimento sustentável, nas Nações Unidas e motivação em se tornar um agente de mudança em seu país e no mundo. As inscrições vão até 15 de junho.

Saiba tudo sobre o evento e a seleção em www.youthassembly.nyc.