Ban destaca progressos e desafios do Haiti em reunião do Conselho de Segurança

Em uma reunião do Conselho de Segurança nesta quarta-feira (06/04) para discutir a situação do Haiti, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, listou os progressos feitos e os desafios a serem enfrentados pelo país, e defendeu a continuidade da ajuda da ONU. A reunião do Conselho, que este mês é presidido pela Colômbia, foi realizada no momento em que os haitianos e parceiros internacionais procuram consolidar o progresso após as eleições presidenciais, cujos resultados preliminares apontam para a vitória do músico Michel Martelly.

Ban parabenizou a população do Haiti pelo importante passo dado na direção da consolidação da democracia, e lembrou da importância do papel da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH), para ajudar o país a fazer avanços na segurança, no respeito às liberdades básicas e acabar com a violência apoiada pelo Estado. “Hoje, a imprensa haitiana tem mais liberdade do que em qualquer outro momento da história. As favelas não são mais controladas por gangues, e a polícia nacional se tornou uma instituição capacitada e confiável”, disse o Secretário-Geral. Ele elogiou também o Presidente, René Préval, e sua administração pelo papel desempenhado nestes avanços.

Apesar de importantes progressos, como a estabilização da epidemia de cólera, terem sido alcançados no Haiti, Ban afirmou que ainda restam grandes desafios, como a instabilidade econômica e a precariedade das instituições públicas. “A reforma do Estado de Direito deve ser a prioridade do próximo presidente”, ressaltou.

Entre os participantes do encontro do Conselho estavam o Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos Calderón, e o ex-Presidente Americano, Bill Clinton, que atua como Enviado Especial do Secretário-Geral para o Haiti. Clinton destacou os progressos feitos pela Comissão Interina de Recuperação do Haiti (IHRC), que trabalha em conjunto com o Governo haitiano e com parceiros internacionais, para o desenvolvimento do país.