Com apoio do UNIC Rio, cerimônia anuncia vencedores do Prêmio Jornalista Abdias Nascimento

Foto: Divulgação

O Brasil conheceu na noite de 11 de novembro os ganhadores do 3º Prêmio Jornalista Abdias Nascimento, promovido pela Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, com apoio do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio). A iniciativa premia com um total de R$ 35 mil as produções que evidenciam o racismo no país e mostram formas de enfrentar o problema que trava o desenvolvimento socioeconômico.

Relações institucionais do UNIC Rio, Thiago Araújo destacou a importância do combate ao racismo e da liberdade de expressão e anunciou a realização do Encontro das Áfricas, dia 20 de novembro. O evento gratuito será realizado pela ONU em apoio à campanha para que os Estados-membros das Nações Unidas aprovem a Década Internacional de Afrodescendentes.

A cerimônia homenageou Jeanice Ramos e Vera Daisy, do Núcleo de Jornalistas Afro-brasileiros do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul. Elas foram precursoras ao discutir nos sindicatos da categoria formas de organizar jornalistas contra o racismo na imprensa.

O prêmio recebeu 310 inscrições de todas as regiões do país, um crescimento de mais de 75% em relação a 2012.

Na categoria Internet, o vencedor foi Ed Wanderley, do Diário de Pernambuco, com a reportagem Infâncias devolvidas, sobre meninas e meninos negros que são adotados e depois regressam aos orfanatos. “A realidade dessas crianças não é fácil, muitas são devolvidas porque são mais ‘escuras’ do que as famílias gostariam”, contou o jornalista.

Nessa categoria foi entregue a única menção honrosa da edição para a jornalista Lena Azevedo, com a série Jovens negros na mira de grupos de extermínio na Bahia, da Agência Pública de São Paulo.

Também receberam o prêmio:

O Vingador, de Carlos Moura, Correio Braziliense / DF (fotografia);

Fora das capas de revista, de Débora Junqueira, revista Elas por Elas / MG (mídia alternativa/comunitária);

Os homens que chamam os Deuses para terra, de Clediana Ramos, Meire Oliveira, Juracy dos Anjos, Camilla França, Maíra Azevedo e Ivana Dorali, jornal A Tarde / BA (mídia impressa);

Quilombo São José, a luta sem fim pela terra, de Neise Marçal, Cláudio da Matta e Fábio Luiz, Rádio Nacional do Rio de Janeiro (rádio);

Paraíba Afro, de Wendell Rodrigues da Silva, TV Correio – afiliada Record / PB (televisão);

Pele escura, morte invisível – a violência contra a juventude negra, de Vanessa Bugre, Rádio UFMG Educativa / MG (categoria especial de gênero jornalista Antonieta de Barros).

Acesse as reportagens em http://bit.ly/18nza6J.