Começam hoje (15) discussões para elaboração de documento de negociação da Rio+20

Começam hoje (15) discussões para elaboração de documento de negociação da Rio+20Depois de meses reunindo sugestões e contribuições de países, grupos regionais, organizações internacionais e da sociedade civil, os Estados-Membros da ONU se reúnem hoje e amanhã (15 e 16 de dezembro) para começar a discutir a estrutura e o formato do documento que será finalizado pelos líderes mundiais na Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável – a Rio+20 – que vai acontecer no Rio de Janeiro em junho de 2012.

As negociações vão começar com um documento que combina as sugestões, ideias e comentários de 643 propostas, enviadas por Estados-Membros, agências internacionais, organizações não governamentais e grupos políticos. O primeiro esboço de negociação, ou “rascunho zero” (zero draft), será o principal documento a ser discutido pelos líderes mundiais na conferência para garantir um compromisso político renovado para o desenvolvimento sustentável.

“A Rio+20 é a nossa melhor chance para definir os caminhos para o futuro sustentável”, disse o Secretário-Geral da Rio+20, Sha Zukang. “Em conjunto, estas contribuições apresentam uma rica variedade de perspectivas, pontos de vista e posições.”

Após a apresentação do documento de compilação para os delegados dos Estados-Membros e da sociedade civil, até maio de 2012, reuniões semanais vão acontecer até que um rascunho de acordo global seja alcançado. As negociações serão concluídas no final da Reunião do Comitê Preparatório da Rio+20, que acontecerá entre os dias 13 e 15 junho, pouco antes da Conferência, dias 20, 21e 22 junho de 2012.

Informações sobre a sessão, assim como todos os textos das 643 propostas para o documento final, podem ser encontradas em www.uncsd2012.org

Entenda as etapas rumo à Rio+20 clicando aqui.

Acesse aqui todos os detalhes da reunião desta semana.