Comunicação para ajuda humanitária é tema de palestra do UNIC no Rio de Janeiro

Maurizio Giuliano, diretor do UNIC Rio, em evento do Instituto de Saúde da UNASUL. Foto: ISAGS
Maurizio Giuliano, diretor do UNIC Rio, em evento do Instituto de Saúde da UNASUL. Foto: ISAGS

O diretor do Centro de Informação das Nações Unidas, Maurizio Giuliano, participou da conferência de abertura da Oficina Regional de Comunicação para diretores de comunicação dos ministérios de saúde de países sul-americanos. O evento acontece nos dias 12 e 13 de julho no Rio de Janeiro, com organização do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (ISAGS) da União das Nações Sul-Americanas (UNASUL).

Com vasta experiência em missões do Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) da ONU em diversos países – República Centro-Africana, Chade, república Democrática do Congo, Sudão do Sul e Sudão -, Maurizio foi convidado a relatar casos de comunicação para ajuda humanitária, multilateralismo e cooperação internacional.

As oficinas de comunicação pretendem apontar como a integração regional pode agregar valor ao trabalho dos escritórios de comunicação dos ministérios da saúde da América do Sul. Participam do encontro representantes dos 12 ministérios dos estados membros da UNASUL: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Colômbia, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.

O Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (ISAGS) é um organismo intergovernamental de caráter público vinculado ao Conselho de Saúde da União de Nações Sul-Americanas, criado a partir do consenso político dos países da região, que reconheceram na saúde uma ponte para a paz e o desenvolvimento dos povos.

A UNASUL é um organismo regional formado pelos doze países da América do Sul, com o objetivo de construir, de maneira participativa e consensual, um espaço de articulação no âmbito cultural, social, econômico e político. Desde outubro de 2011 o bloco tem status de observador na Assembleia Geral das Nações Unidas.