‘Conseguimos alcançar muitos progressos. Mas ainda há muito a ser feito’

Mensagem do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para o Dia Internacional da Paz, marcado anualmente em 21 de setembro. Leia a mensagem para este ano.

“Hoje é o Dia Internacional da Paz.

A cada ano, neste dia, as Nações Unidas fazem um chamado por um cessar-fogo global. Pedimos aos combatentes que deponham suas armas para que todos possam respirar o ar da paz. O conflito armado provoca um sofrimento incalculável para as famílias, comunidades e países. Hoje muitos sofrem nas mãos brutais de belicistas e terroristas. Vamos ficar ao lado deles em solidariedade.

A paz e segurança são fundamentos essenciais para o progresso social e o desenvolvimento sustentável. É por isso que, há três décadas, a ONU afirmou o direito das pessoas à paz.

Ao longo do próximo ano, vamos comemorar o 70º aniversário das Nações Unidas. A nossa organização é fundada sobre a promessa de preservar as futuras gerações do flagelo da guerra. Conseguimos alcançar muitos progressos. Mas ainda há muito a ser feito.

Temos que apagar o fogo do extremismo e combater as causas profundas dos conflitos. A paz é um longo caminho que devemos percorrer juntos – passo a passo, a partir de hoje. Vamos todos observar um minuto de silêncio ao meio-dia.

Vamos todos refletir sobre a paz – e o que isso representa para a nossa família humana. Vamos mantê-la em nossos corações e mentes para que ela possa crescer e florescer.”

1 pensou em “‘Conseguimos alcançar muitos progressos. Mas ainda há muito a ser feito’

Os comentários estão fechados.