Declaração emitida pelo Quarteto Diplomático para o Oriente Médio

A seguinte declaração foi divulgada hoje, 20 de agosto, pelo Quarteto Diplomático para o Oriente Médio (Nações Unidas, Rússia, Estados Unidos e União Europeia):

“Os representantes do Quarteto reafirmam o seu forte apoio às negociações diretas entre israelenses e palestinos para resolver todas as questões em estágio final. O Quarteto reafirma o seu pleno compromisso para com as suas declarações anteriores, incluindo as realizadas em Trieste em 26 de junho de 2009, em Nova York em 24 de setembro de 2009 e em Moscou em 19 de março de 2010, que preveem que negociações diretas e bilaterais que resolvam todas as questões em estágio final devem “conduzir a uma solução negociada entre as partes, finalizar a ocupação que começou em 1967 e resultar na criação de um Estado Palestino independente, democrático e viável, vivendo lado a lado em paz e segurança com Israel e seus vizinhos”.

O Quarteto manifesta a sua determinação em apoiar as partes durante as negociações, que podem ser concluídas no prazo de um ano, e a implementação de um acordo. O Quarteto apela mais uma vez a ambos os lados a manter a calma e moderação, e se abster de ações provocadoras e de retórica inflamatória.

Dando boas vindas ao resultado da Comissão da Iniciativa Árabe pela Paz, no Cairo em 29 de julho, o Quarteto observa que o sucesso vai exigir um apoio sustentado regional e internacional para as negociações e para o processo paralelo de construção do Estado Palestino, bem como para a busca de uma paz justa, duradoura e global na região, tal como previsto nos termos de referência de Madri, nas resoluções do Conselho de Segurança e na Comissão da Iniciativa Árabe pela Paz.

Os dirigentes do Quarteto pretendem se reunir com seus colegas da Liga Árabe, em setembro em Nova York, para analisar a situação. Desta forma, o Quarteto convida os israelenses e os palestinos a participar do lançamento de negociações diretas no dia 02 de setembro em Washington (EUA), para resolver todas as questões em estágio final de negociação e satisfazer as aspirações de ambas as partes.

Nova York, 20 de agosto de 2010”