Dia Internacional da Caridade – 5 de setembro de 2013

Mensagem do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para a data.

Dia Internacional da Caridade, proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2012, coincide com o aniversário da morte de Madre Teresa de Calcutá. Foto: ONU
Dia Internacional da Caridade, proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2012, coincide com o aniversário da morte de Madre Teresa de Calcutá. Foto: ONU

“A caridade desempenha um papel importante no apoio aos valores e no trabalho das Nações Unidas. Doações de tempo ou de dinheiro; envolvimento voluntário numa das suas próprias comunidades ou no outro lado do mundo; atos de caridade e bondade sem esperar uma recompensa; estas e outras expressões de solidariedade global nos ajudam na nossa procura partilhada de viver em harmonia e de construir um futuro pacífico para todos.

Saúdo esta primeira celebração do Dia Internacional da Caridade, que foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas no ano passado e que coincide com o aniversário da morte da Madre Teresa de Calcutá, cuja vida e obras, ajudando alguns dos mais pobres e vulneráveis da família humana, impulsionaram outras ações semelhantes no mundo inteiro.

Estranhamente, a caridade é, às vezes, dispensada, como se fosse ineficiente, inapropriada ou mesmo humilhante para o beneficiário. “Isto não é caridade, isto é um investimento”, empenham-se alguns doadores em afirmar. Vamos reconhecer a caridade por aquilo que é no essencial: um nobre gesto que visa melhorar a condição humana.

No momento em que pretendemos acelerar nossos esforços para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e definir uma agenda audaz para o período pós-2015, o papel da caridade pode e deve crescer.

Agências das Nações Unidas, como o Programa de Voluntários e o UNICEF, proporcionam espaços para que pessoas em todo o mundo possam se envolver.

Ao estabelecer o Dia, a Assembleia Geral solicitou que a caridade fosse encorajada através da educação e de atividades de promoção e sensibilização; iniciativas tais como a promovida pelo Impacto Acadêmico das Nações Unidas intitulada ASPIRE – Ação dos Estudantes para Promover a Inovação e a Reforma através da Educação – que têm encorajado jovens, mulheres e homens a assumirem a responsabilidade de garantir que os seus pares menos afortunados tenham a possibilidade financeira de frequentar a escola.

As agências humanitárias das Nações Unidas dependem das doações caridosas do público assim como da generosidade dos governos para continuar seu trabalho de salvar vidas, na resposta a desastres naturais, conflitos armados e outras emergências.

Neste Dia Internacional exorto as pessoas em todo o mundo, de todas as idades, para que ajam com base no impulso caridoso, que reside em todos os seres humanos.”

________________________
Saiba mais sobre a data em www.un.org/en/events/charityday