Dia Internacional da Juventude: Mensagem de Irina Bokova, Diretora Geral da UNESCO

Mensagem da Sra. Irina Bokova, Diretora Geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional da Juventude e do lançamento de 2010 do “Ano Internacional da Juventude: diálogo e compreensão mútua”; 12 de agosto de 2010.

Comemoramos hoje o lançamento do Ano Internacional da Juventude, proclamado pelas Nações Unidas e centrado no tema do diálogo e da compreensão mútua. Há 25 anos – ou seja, há mais de uma geração -, a ONU vem se dedicando a uma data especialmente voltada para a juventude. Totalizando 1,2 bilhões de jovens com idade entre 15 e 24 anos, a juventude possui a energia e a motivação necessárias para propor soluções inovadoras aos desafios mundiais existentes hoje, além da vontade e dos meios de criar possibilidades de diálogo entre as culturas.

Esse Ano Internacional tem o objetivo de mostrar a contribuição dos jovens para a sociedade, de ajudá-los a enfrentar os desafios aos quais são confrontados e de incentivá-los a participar das iniciativas de desenvolvimento, numa escala comunitária até um nível mundial.

Precisamos abrir mais espaços e oportunidades para fomentar um engajamento cívico e permitir ao jovem construir o seu próprio futuro. Faltando cinco anos para 2015, prazo estabelecido para a realização dos Objetivos do Milênio para o desenvolvimento, torna-se mais importante ainda incentivar o jovem a se dedicar à construção de um mundo mais justo e sustentável.

Nosso objetivo é fazer com que o potencial da juventude seja parceiro do desenvolvimento e da paz. O Fórum dos Jovens da UNESCO, organizado desde 1999, já integra todas as sessões da Conferência Geral da UNESCO, órgão diretor supremo da Organização. Esse Fórum oferece aos jovens de todos os Estados-membros a oportunidade de conhecer os programas da UNESCO e de participar mais ativamente de ações efetivas nos respectivos países. O Fórum dos Jovens da UNESCO de 2011 oferecerá a todas as agências das Nações Unidas, e também a outros parceiros, um espaço para discutir as atividades realizadas durante o Ano Internacional da Juventude e para desenhar um plano de ações para o futuro.

O investimento público na juventude resulta em benefícios duradouros para toda a sociedade. A crise econômica e financeira global tornou o mundo mais inseguro para os jovens, principalmente para aqueles que pertencem a grupos mais vulneráveis ou marginalizados. Devemos reforçar as políticas voltadas para a juventude, principalmente aquelas que promovem a igualdade e envolvem diretamente o diálogo com os jovens. Além do mais, as políticas de assistência ao desenvolvimento deveriam ser ainda mais centradas nas necessidades e preocupações dos jovens.

A UNESCO está comprometida em capacitar a juventude e garantir que sua voz seja ouvida. Atualmente, a organização co-preside a Rede Interinstitucional das Nações Unidas para o Desenvolvimento da Juventude, criada oficialmente em fevereiro de 2010 na Sede da UNESCO. A construção dessa rede marca um passo importante na direção de uma melhor articulação de conhecimentos e de reflexões sobre a juventude e sobre nossas ações, o que nos permitirá incrementar os resultados de nosso trabalho. A Organização reafirma o seu apoio aos Estados-membros no que diz respeito à elaboração de políticas e programas eficazes para os jovens, que vai do acesso à educação de qualidade à promoção da diversidade cultural, das medidas de combate à violência entre os jovens ao esporte como um mecanismo de desenvolvimento da paz, passando pelo empoderamento das jovens mulheres e das parcerias para lutar contra o HIV e a AIDS.

Ao reconhecer a diversidade de contribuições dos jovens na promoção da compreensão mútua, o Ano Internacional da Juventude reforça a visão da UNESCO de que é preciso “construir a paz no espírito dos homens” e adota o objetivo do Ano Internacional para a Aproximação das Culturas, conduzido de forma preponderante pela UNESCO.

É preciso oferecer ao jovem a possibilidade de participar enquanto parceiro do processo de decisão e de ação em vários níveis. É do interesse de cada um de nós empoderar a juventude, oferecendo as ferramentas necessárias para a construção de um futuro mais sustentável. Faço um apelo aos governos e à comunidade internacional para agir de mãos dadas com a juventude, e incentivo os jovens do mundo todo a aproveitar a oportunidade oferecida pelo Ano Internacional para estabelecer redes, compartilhar idéias e lançar iniciativas que promovam a paz, a compreensão internacional e o desenvolvimento para todos.

(*) Irina Bokova é Diretora-Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

1 pensou em “Dia Internacional da Juventude: Mensagem de Irina Bokova, Diretora Geral da UNESCO

Os comentários estão fechados.