Dia Internacional da Juventude: Mensagem de Thoraya Ahmed Obaid, Diretora do UNFPA

Diretora Executiva do UNFPA, Thoraya Ahmed Obaid. Foto: ONU.Por Thoraya Ahmed Obaid, Diretora Executiva do UNFPA

Hoje, no Dia Internacional da Juventude, e em todos os dias, pessoas jovens estão em busca de oportunidades para realizar seus sonhos. São mais de 1,8 bilhão de pessoas entre 10 e 24 anos com conhecimento, aptidões e oportunidades de desenvolver o mundo ao seu mais pleno potencial.

Enquanto muitas pessoas falam que os jovens são o futuro, é hora de abraçar sua liderança hoje. Os jovens são líderes naturais. Eles lideram a revolução da prevenção do HIV – com taxa de prevalência entre jovens em queda em 15 dos 21 países da África mais afetados pela Aids. Eles estão liderado o uso das novas tecnologias para se conectar, criar e falar sobre mudança. Eles estão desafiando os papéis tradicionais atribuídos para cada gênero e abrindo caminhos para a igualdade no século 21.

Mas enquanto há promessas, existe também perigo. Hoje, mais da metade dos jovens sobrevivem com menos de dois dólares por dia, vivendo na pobreza. Cerca de 100 milhões de adolescentes não frequentam a escola. Todo ano, 15 milhões de garotas adolescentes se tornam mães. E 40% das novas infecções por HIV ocorrem com pessoas jovens com idade entre 15 e 24 anos. Em todas as regiões do mundo, a taxa de desemprego entre jovens é alta, e muitos são vítimas de exploração e violência.

A triste verdade é que muitos jovens estão crescendo com poucas oportunidades, tentando manter suas esperanças no futuro. Pessoas jovens, em especial as garotas, continuam marginalizadas e sofrem violações dos direitos humanos. Ao comemorarmos o Dia Internacional da Juventude, é hora de renovar os esforços para tornar os jovens uma prioridade.

No UNFPA, o Fundo de População das Nações Unidas, estamos promovendo a participação e liderança das pessoas jovens. Estamos estimulando competências e o acesso universal aos serviços de saúde sexual e reprodutiva, bem como à prevenção, tratamento, cuidado e suporte para pessoas jovens com HIV. E estamos trabalhando para empoderar mulheres jovens, incluindo garotas adolescentes, e para prevenir a violência baseada em gênero.

Hoje, ao lançar o Dia Internacional da Juventude, às vésperas da Conferência Mundial da Juventude no México, eu convido os tomadores de decisão para ouvir as necessidade das pessoas jovens e respondê-las. Convido os governos à introduzirem um diálogo significativo com pessoas jovens para desenvolver um entendimento mútuo sobre os desafios de desenvolvimento que enfrentamos. Vamos estabelecer uma parceria entre as gerações para cumprir a promessa da Declaração do Milênio e a Declaração dos Objetivos do Milênio para criar um mundo mais pacífico e justo.

(*) Thoraya Ahmed Obaid é diretora executiva do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

1 pensou em “Dia Internacional da Juventude: Mensagem de Thoraya Ahmed Obaid, Diretora do UNFPA

Os comentários estão fechados.