Dia Internacional da Mãe Terra – 22 de abril de 2012

Mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon.

Meninas almoçam em centro escolar coordenado pelo Programa Mundial de Alimentos (PMA) em Guidam Makadam, Níger. (UN Photo/WFP/Phil Behan)

A celebração anual do Dia Internacional da Mãe Terra honra nosso único planeta e o lugar dos seres humanos nele. É também uma chamada de atenção contra o descaso humano com os ecossistemas e recursos naturais que dão apoio à vida.

Em junho, o mundo se reunirá no Rio de Janeiro para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). A primeira Cúpula da Terra em 1992 nos deu importantes convenções juridicamente vinculativas, o abrangente projeto Agenda 21 e o avanço conceitual de desenvolvimento sustentável. A Rio+20 nos oferece uma oportunidade para a mudança similar em curso – para uma mudança de paradigma muito necessária e um novo compromisso para implementação.

Nos próximos 20 anos, o mundo precisará de pelo menos 50% mais alimentos… 45% mais energia… 30% mais água… e muito milhões de novos empregos. Nosso desafio na Rio+20 e além é assumir uma abordagem holística e integrada para estes desafios – guiar com tais inter-relações que as soluções para um problema se traduzam em progresso para todos.

Escolhas difíceis porém necessárias estão pela frente. Nós precisamos de um resultado que seja simultaneamente prático e transformador. Devemos usar a Rio+20 para promover o respeito pela natureza e cultivar o ambiente – natural e social – no qual todas as crianças sintam-se seguras e todas as pessoas possam prosperar. A Mãe Terra pertence a todos nós; a Rio+20 é uma oportunidade em uma geração que todos nós devemos aproveitar.