Dia Internacional da Não-Violência – 2 de outubro de 2010

Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, durante coletiva de imprensa. Foto: ONU.Mensagem do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon

No Dia Internacional da Não-Violência comemora-se o nascimento de um dos maiores porta-vozes da causa, Mahatma Gandhi. “A não-violência é a maior força da humanidade”, ele disse.

A ONU esforça-se por utilizar esta força para vencer os preconceitos, pôr fim aos conflitos e promover o respeito e a compreensão mútua entre os povos e os países. O apelo ao princípio da não-violência está presente em toda a Carta das Nações Unidas: “praticar a tolerância, […] viver em paz uns com os outros, num espírito de boa vizinhança; assegurar… que não se fará uso da força, a não ser para a defesa do interesse comum”.

Trabalhamos diariamente para pôr em prática esses nobres princípios através da promoção dos direitos humanos, da mediação de conflitos, da promoção de campanhas a favor do fim da violência contra as mulheres; e nos empenhamos na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, para construir pontes entre as culturas e combater o ódio e o extremismo, em todo o mundo.

É um trabalho que não pode ser feito unicamente pelos governos e as organizações internacionais. A paz pode ser alcançada numa mesa de negociações, mas são as comunidades que a consolidam. A paz começa no coração das pessoas que estão empenhadas em alcançá-la. Cada comunidade, família e pessoa têm um papel determinante a desempenhar na eliminação da violência e para a criação de uma cultura de paz.

Neste Dia Internacional, juntos, utilizemos esta grande força que é a não-violência para construir sociedades pacíficas e justas, para nós e para os nossos filhos.