Dia Internacional das Cooperativas – 7 de julho de 2012

Mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon

Neste Dia Internacional das Cooperativas, comemoramos a forma como as cooperativas constroem um mundo melhor através da promoção do desenvolvimento sustentável, da integração social e do trabalho digno.

As cooperativas fortalecem seus membros e as comunidades. Elas promovem a segurança alimentar e melhoram as oportunidades dos pequenos produtores agrícolas. Estão mais orientadas para as necessidades locais e melhor posicionadas para servir como motores de crescimento local. Ao agregar recursos, elas melhoram o acesso à informação, ao financiamento e à tecnologia. Os seus valores subjacentes de autoajuda, igualdade e solidariedade servem de guia em tempos de desafios econômicos.

De igual forma, as cooperativas são fundamentais no apoio às comunidades indígenas e na oferta de oportunidades de emprego produtivo para as mulheres, jovens, pessoas portadoras de deficiência, idosos e outras pessoas que enfrentam a discriminação e a marginalização.

A crise financeira e econômica mundial veio demonstrar a capacidade de resistência das instituições financeiras alternativas como os bancos cooperativos e as associações de crédito.

Neste Ano Internacional das Cooperativas, encorajo todos os parceiros a continuarem a construir a conscientização e adoção de políticas para fortalecer cooperativas em todos os lugares. Ao contribuir para a dignidade humana e para a solidariedade global, as cooperativas constroem um mundo melhor.

____________________
Saiba mais em:
http://social.un.org/index/Cooperatives/InternationalDayofCooperatives.aspx