Dia Internacional das Florestas – 21 de março de 2013

Foto de Bruno Maia © naturezafotos.org
Foto de Bruno Maia © naturezafotos.org

Mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon.

“As florestas são vitais para o nosso bem-estar. Elas cobrem cerca de um terço do planeta e fornecem uma variedade inestimável de benefícios sociais, econômicos e ambientais. Três quartos da água potável vêm de áreas de captação florestal. As florestas estabilizam encostas, previnem deslizamentos de terra e protegem as comunidades costeiras contra tsunamis e tempestades.

Mais de três bilhões de pessoas utilizam a madeira para combustível, cerca de dois bilhões de pessoas dependem das florestas para seu sustento e 750 milhões vivem nelas.

Ao proclamar o Dia Internacional das Florestas, as Nações Unidas criaram uma nova plataforma para aumentar a conscientização sobre a importância de todos os tipos de ecossistemas florestais para o desenvolvimento sustentável.

As florestas estão muitas vezes na linha da frente entre diferentes necessidades. A urbanização e as necessidades crescentes de consumo da população estão ligadas ao desmatamento para agricultura em grande escala e à extração de madeira, petróleo e minerais. Muitas vezes, as estradas que constituem a infraestrutura para esses empreendimentos facilitam o acesso a outros usos que podem agravar ainda mais a taxa de perda de floresta e de biodiversidade.

As florestas são também fundamentais para combater as alterações climáticas. Elas armazenam mais carbono do que aquele que existe na atmosfera. O desmatamento e alterações no uso da terra contabilizam 17% das emissões de dióxido de carbono geradas pelo homem.

Devido à mudança climática, muitas áreas florestais estão cada vez mais vulneráveis. Tal fato sublinha a urgência de uma mudança global, um acordo juridicamente vinculativo, que regule as emissões de gases de efeito estufa e encoraje a proteção e a gestão sustentável das florestas.

Não obstante esses imensos desafios, há sinais positivos. A taxa global de desmatamento diminuiu cerca de 20% na última década. Precisamos agora intensificar os esforços para proteger as florestas, incorporando-as, inclusive, na agenda de desenvolvimento pós-2015 e nos objetivos de desenvolvimento sustentável.

Neste primeiro Dia Internacional das Florestas, encorajo os governos, as empresas e todos os setores da sociedade a se comprometerem com a redução do desmatamento, evitando assim a degradação das florestas, reduzindo a pobreza e promovendo meios de subsistência sustentáveis para todos os povos dependentes da floresta.”

_________________
Saiba mais:
www.un.org/en/events/forestsday