Dia Internacional das Meninas – 11 de outubro de 2012

Mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon.

Munni (centro), 18 anos, vive no Estado de Rajasthan (Índia). Ela foi “arranjada” a se casar aos 17 anos, mas convenceu seu pai a adiar seu casamento até que fosse maior de idade. Sua mãe é defensora das mulheres. (Foto: UNICEF/Anita Khemka)

“As meninas enfrentam discriminação, violência e abuso todos os dias, em todo o mundo. Esta realidade alarmante justifica o Dia Internacional das Meninas, uma nova data comemorativa global para destacar a importância de capacitar meninas e garantir os seus direitos humanos.

Investir nas crianças do gênero feminino é um imperativo moral, uma questão de justiça básica e igualdade. É uma obrigação no âmbito da Convenção sobre os Direitos da Criança e da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher. Também é fundamental para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, avançando o crescimento econômico e a construção de sociedades pacíficas, coesas.

Neste dia inaugural, a ONU chama a atenção para a questão do casamento infantil. Em todo o mundo, estima-se que uma em cada três mulheres com idade entre 20 a 24 anos – cerca de 70 milhões de jovens – se casaram antes da idade de 18 anos. Apesar de se registar um decréscimo na proporção global de noivas-crianças nos últimos 30 anos, o desafio persiste, especialmente em áreas rurais e entre os mais pobres. Se as tendências atuais continuarem, o número de meninas que vão se casar ao redor de seu 18º aniversário vai subir para 150 milhões na próxima década.

O casamento de crianças tira das meninas oportunidades de vida. Põe em risco a saúde, aumenta a exposição à violência e ao abuso, e resulta em gravidez precoce e indesejada, muitas vezes com um risco fatal. Se uma mãe tem menos de 18 anos de idade, o risco do seu bebê morrer no primeiro ano de vida é 60% maior do que a de uma criança nascida de uma mãe maior de 19 anos.

A educação para as meninas e jovens é uma das melhores estratégias para protegê-las do casamento infantil. Quando são capazes de permanecer na escola e evitar serem casadas cedo, as meninas podem construir uma base para uma vida melhor para si e para as suas famílias. E se elas já forem casadas, o acesso à educação, a oportunidades econômicas e serviços de saúde, incluindo a prevenção do HIV e saúde sexual e reprodutiva, ajudará a enriquecer as suas vidas e melhorar o seu futuro.

Encorajo governos, líderes comunitários e religiosos, sociedade civil, o setor privado e as famílias, especialmente os homens e os meninos, a promover os direitos das meninas, inclusive através das relevantes convenções, da Declaração de Beijing e de sua Plataforma de Ação, e do Programa de Ação da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento. Deixemo-nos guiar pelo tema da comemoração de hoje – “A minha vida, o meu direito, pelo fim do casamento infantil” – e façamos a nossa parte para que as meninas possam ser meninas e não noivas.”

_____________________________
Mais informações em www.un.org/en/events/girlchild