Dia Internacional das Pessoas com Deficiência – 3 de dezembro de 2012

Mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon.

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência – 3 de dezembro de 2012

“Os Jogos Paraolímpicos celebrados este ano lembraram o imenso potencial das pessoas com deficiência de servirem de inspiração. Uma jovem escreveu a uma campeã paraolímpica, vencedora da medalha de ouro, que “vê-la ultrapassar as dificuldades da vida, conquistar novas vitórias e novos patamares no esporte” lhe transmite força e inspiração.

As pessoas com deficiência têm um impacto positivo significativo na sociedade, e as suas contribuições podem ser ainda maiores se removermos as barreiras à sua participação. Com mais de um bilhão de pessoas atualmente em todo o mundo com deficiência, isto é mais importante do que nunca.

O meu Mensageiro das Nações Unidas para este assunto, o lendário artista Stevie Wonder, encarna o espírito de servir os outros. Depois de atuar este ano num espetacular concerto no Dia das Nações Unidas, na nossa Sede, afirmou “Ainda não fiz nem uma amostra daquilo que quero fazer com e através das Nações Unidas para ajudar a melhorar este mundo”.

Nosso desafio é proporcionar a todas as pessoas a igualdade de acesso que precisam e que merecem. No final, isto criará um mundo melhor para todos. Tal como concordaram os negociadores na Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável – Rio+20 –, a acessibilidade é crítica para conseguirmos o futuro que queremos.

Juntos devemos trabalhar para atingir os objetivos da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: eliminar a discriminação e exclusão, e criar sociedades que valorizem a diversidade e a inclusão.

Com o objetivo de reduzir a distância entre os compromissos bem intencionados e as ações atrasadas, a Assembleia Geral da ONU organizará uma reunião de Alto Nível sobre deficiência e desenvolvimento no próximo ano. Este encontro vai acontecer ao mesmo tempo em que a comunidade internacional trabalha para estabelecer uma agenda de desenvolvimento pós-2015, representando uma oportunidade para que os direitos, preocupações e contribuições das pessoas com deficiência sejam levadas em conta.

Este Dia Internacional das Pessoas com Deficiência marca a abertura oficial dos preparativos para a Reunião de Alto Nível. Comprometamo-nos a aproveitar ao máximo esta comemoração, trabalhando para garantir que as pessoas com deficiência usufruam de seus direitos e realizem seu grande potencial.”

__________________
Saiba mais em www.un.org/en/events/disabilitiesday

2 pensou em “Dia Internacional das Pessoas com Deficiência – 3 de dezembro de 2012

  1. Os governos globais tem de consertar posições no sentido de responder aos desafios das agências internacionais e das sociadades globais as pessoas com deficiência tem o seu direito aos direitos fundamentais porque podem se tornar trabalhadores reprodutivos dentro dos seus paises hoje são mulheres homens crianças que querem ser valorizados e respeitados os politicos globais tem de responder ao desafio das pessoas com deficiência

Os comentários estão fechados.