Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino comemorado na UERJ

Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino será comemorado na UERJFoi comemorado no dia 29 de novembro, segunda-feira, o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino. Para marcar a data o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) promoveram uma mesa redonda sobre o tema no mesmo dia.

O debate contou com a participação do Reitor da UERJ, Professor Ricardo Vieiralves de Castro; do Embaixador da Palestina no País, Senhor Ibrahin Al Zeben; do Sub-Chefe da Divisão das Nações Unidas do Ministério das Relações Exteriores, Secretário Breno Hermann; e do Diretor do UNIC Rio, Giancarlo Summa. A mediação foi da jornalista e professora Beatriz Bissio.

[nggallery id=13]

Abaixo, confira uma rápida entrevista com o Embaixador da Palestina no Brasil, Senhor Ibrahin Al Zeben.

No mesmo dia também foi inaugurada uma exposição fotográfica contando a história recente do povo palestino, o envolvimento das Nações Unidas nesta questão, o trabalho que a ONU desenvolve na região e as ações que o governo brasileiro vem desenvolvendo nesta área. As fotos ficaram expostas no 9o andar.

Antes do debate foi exibido um vídeo sobre o trabalho da ONU na região. Assista abaixo:

Acesse aqui o convite do evento (registro).

Reportagem da TV ONU

Um conflito é travado entre as Forças de Defesa de Israel e grupos armados palestinos. Quase 4.500 palestinos morreram… mais de mil israelenses. Mas o custo desse conflito pode ser medido não apenas nas vidas retiradas, mas entre os que ficam… especialmente as crianças.

Programa “Século 21″ (21st Century) número 6. Produção: UNTV/Andi Gitow. Duração: 10’54”. Data: 01 de junho de 2007. Original em inglês aqui. Assista abaixo, legendado em português.