Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial – 21 de março de 2012

Mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon.

O Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial é uma boa oportunidade para relembrar o impacto nefasto do racismo.

O racismo compromete a paz, a segurança, a justiça e o progresso social. É uma violação dos Direitos Humanos que dilacera indivíduos e destrói o tecido social.

Enquanto comemoramos este Dia Internacional sob o tema “racismo e conflito”, o meu pensamento está com as vítimas.

Racismo e discriminação social têm sido usados como armas para instigar o medo e o ódio. Em casos extremos, líderes cruéis fomentam o preconceito para incitar ao genocídio, crimes de guerra e crimes contra a humanidade.

Existem vários tratados e instrumentos valiosos, assim como um quadro universal abrangente – para prevenir e erradicar o racismo, a discriminação racial, a xenofobia e a intolerância. No entanto, o racismo continua causando sofrimento a milhões de pessoas por todo o mundo. Alimenta-se da ignorância, preconceito e estereótipos.

A resposta das Nações Unidas é trabalhar para promover a inclusão, o diálogo, e o respeito pelos direitos humanos. Onde as sociedades foram devastadas pelo conflito, a ONU esforça-se por promover processos de paz e a consolidação de paz para fazer possível a inclusão, o diálogo, a reconciliação e os direitos humanos. É essencial eliminar o racismo e o preconceito para curar as sociedades dilaceradas pela guerra.

Ao mesmo tempo, apelo a todas as pessoas que se juntem às Nações Unidas e ao nosso esforço para eliminar o racismo. Devemos, a nível individual e coletivo, acabar com o racismo, com o estigma e com o preconceito.

Este ano estamos espalhando a palavra através dos meios de comunicação social. Visitem o novo website http://www.un.org/en/letsfightracism. ‘Tuitem’ seu apoio com a hashtag #FightRacism. Partilhe o texto da Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação através do link http://bit.ly/xGOrnX. Publique numa das nossas páginas do Facebook em inglês, françês ou espanhol. Ou crie a sua própria campanha.

Junte-se a nós neste Dia Internacional, para acabar com o racismo.