Dia Internacional para a Prevenção da Exploração do Meio Ambiente em Tempos de Guerra e Conflito Armado – 6 de novembro de 2011

Mensagem do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.

Membros de comunidade em Darfur (Sudão) desenvolvem um mapa de recursos como parte de uma iniciativa de construção da paz para prevenir conflitos por recursos naturais. Foto: PNUMA.

Desde a declaração, há dez anos, do Dia Internacional para a Prevenção da Exploração do Meio Ambiente em Tempos de Guerra e Conflito Armado, a família da ONU fez importantes progressos para compreender a complexa relação entre a guerra e o meio ambiente, e o papel que os recursos naturais desempenham para abastecer e financiar a instabilidade e a violência.

De Serra Leoa ao Timor-Leste, os países têm recebido ajuda para mitigar os riscos ambientais para construir a paz e aproveitar o potencial econômico do uso dos recursos naturais de forma sustentável. No entanto, ainda há grandes motivos de preocupação. O meio ambiente continua entre as vítimas da guerra. Ao mesmo tempo, a demanda por recursos naturais continua aumentando para atender as necessidades de uma população global cada vez maior. Nações frágeis, incluindo países em pós-conflito, podem enfrentar uma significativa competição por recursos nas próximas décadas. Isto será exacerbado pelas consequências previstas das mudanças climáticas sobre a disponibilidade de água, segurança alimentar, aumento do nível do mar e distribuição da população.

Fortalecer a capacidade nacional para o gerenciamento transparente, equitativo e sustentável dos recursos naturais continuará sendo parte importante da manutenção e da construção da paz, bem como nosso apoio geral de desenvolvimento para os Estados-Membros. Dado o papel essencial de apoiar os países saindo de conflitos, as operações de paz das Nações Unidas estão bem posicionadas para influenciar positivamente como o meio ambiente é protegido e como os recursos são administrados. Isto pode começar com a minimização do impacto ambiental de nossas próprias operações.

Ao marcar este Dia Internacional, vamos reconhecer as consequências amplas e de longo prazo dos danos ao meio ambiente – tanto em tempos de paz como de guerra. E vamos reafirmar nosso compromisso com a gestão sustentável dos recursos naturais como um elemento crítico da paz e da segurança duráveis.

1 pensou em “Dia Internacional para a Prevenção da Exploração do Meio Ambiente em Tempos de Guerra e Conflito Armado – 6 de novembro de 2011

Os comentários estão fechados.