Dia Mundial da Aids – 1 de dezembro de 2010

Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon. Foto: ONU.Mensagem de Bani Ki-moon, Secretário-Geral das Nações Unidas

O próximo ano marcará o 30º aniversário da epidemia da AIDS. Este etapa oferece um momento para refletir – e para renovar nossa determinação.

Durante as últimas três décadas, a AIDS tem causado imenso sofrimento e morte. Mas outra história se desenrolou ao longo dos anos, a da comunidade global que se une com paixão para agir e salvar vidas. Estes esforços estão fazendo uma diferença real no mundo inteiro.

Menos pessoas estão infectadas com o HIV. Milhões de pessoas tiveram acesso ao tratamento do HIV. Mais mulheres são capazes de impedir que seus bebês sejam infectados com o vírus. As restrições de viagens para pessoas vivendo com o HIV estão sendo suspensas em muitos países, à medida que o estigma dá lugar – ainda muito lentamente – à compaixão e ao reconhecimento dos direitos humanos.

Com empenho e solidariedade, esse movimento está ajudando o mundo a mudar a página da epidemia de AIDS. Alcançamos finalmente a primeira parte do Objetivo de Desenvolvimento do Milênio 6 – detendo e começando a reverter a propagação do HIV. Temos que continuar a traçando um novo e ousado caminho à nossa frente.

Nosso objetivo comum é claro: o acesso universal à prevenção, tratamento, cuidados e apoio. Temos também de trabalhar para tornar a resposta à AIDS sustentável.

Após três décadas de crise, vamos definir nossas metas de alcançar “os três zeros” – zero em relação a novas infecções pelo HIV; a discriminação zero; e zero mortes relacionadas à AIDS. Neste Dia Mundial da AIDS, comprometamo-nos a trabalhar juntos para concretizar essa visão para todos os povos do mundo.

1 pensou em “Dia Mundial da Aids – 1 de dezembro de 2010

  1. No Dia Internacional Da AIDS Devemos sempre ficar atentos para não sermos comtaminados e sempre ficar lutando para que outras pessoas não se contaminem nem parentes qualquer pessoa …..

Os comentários estão fechados.