Dia Mundial da Diabetes – 14 de novembro de 2012

Mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon.

“A diabetes é uma das doenças não transmissíveis mais comuns. Existem 350 milhões de pessoas que têm diabetes em todo o mundo, 80% das quais vivem em países em desenvolvimento. E, ano após ano, a doença propaga-se cada vez mais devido a uma combinação entre envelhecimento das populações e globalização de estilos de vida pouco saudáveis.

A menos que seja diagnosticada e tratada numa etapa inicial, a diabetes pode levar a graves problemas de saúde. Todos os anos, mais de três milhões de pessoas que sofrem de diabetes morrem como consequência de ataques cardíacos, derrames cerebrais e insuficiência renal. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, as mortes relacionadas com a diabetes aumentarão em dois terços até 2030.

A diabetes representa um problema de desenvolvimento. Os pobres estão desproporcionalmente em risco, e em consequência dela as famílias afetadas são muitas vezes ainda mais empurradas para uma situação de pobreza. A diabetes representa uma forte carga para os sistemas nacionais de saúde e põe em perigo os progressos em matéria de desenvolvimento que com tanto esforço foram conseguidos nos países de baixo e médio rendimento, bem como a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio até 2015.

Em todo o mundo, os governos lutam para proteger seus cidadãos dos fatores que aumentam o risco de contrair diabetes. Estes fatores incluem uma alimentação pouco saudável, a falta de atividade física e o consumo excessivo de álcool. Muitos governos também enfrentam dificuldades no fornecimento de informações essenciais sobre a diabetes, tratamento e cuidados às pessoas que mais necessitam.

Em setembro de 2011, a Assembleia Geral das Nações Unidas reconheceu que a diabetes e outras doenças não transmissíveis são um desafio global em matéria de saúde e de desenvolvimento, e comprometeu-se a fortalecer a sua prevenção e controle. Na Assembleia Mundial da Saúde em maio de 2012, os governos estabeleceram como novo objetivo reduzir em 25% a mortalidade prematura provocada pelas doenças crônicas até 2025.

Podemos fazer progressos para alcançar este objetivo se sensibilizarmos as pessoas sobre a ameaça que representa a diabetes. A atividade física e uma alimentação saudável são remédios eficazes que todos os governos deveriam promover ativamente. Os cuidados de saúde primários deveriam ser reforçados para diagnosticar e tratar a diabetes numa fase inicial. As empresas do setor da saúde podem contribuir através de medicamentos e tecnologias acessíveis, tais como dispositivos de baixo custo para verificar os níveis de glicemia. E as empresas, especialmente as que obtêm lucros através da venda de produtos alimentares processados para crianças, poderiam comprometer-se a comercializar produtos mais saudáveis e sustentáveis.

Neste Dia Mundial da Diabetes, comprometamo-nos a redobrar os esforços coletivos para prevenir a diabetes e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas que sofrem desta doença, em particular os pobres e os mais desfavorecidos.”

_____________________
Mais informações sobre a data em www.who.int/mediacentre/events/annual/world_diabetes_day

A mensagem em inglês está disponível clicando aqui.