Dia Mundial da Síndrome de Down – 21 de março de 2013

Mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon.

Dia Mundial da Síndrome de Down – 21 de março de 2013

“A Declaração Universal dos Direitos Humanos reconhece a dignidade inerente, direitos iguais e inalienáveis de todos os membros da família humana. Contudo, a discriminação contra as pessoas com síndrome de Down e contra suas famílias existe em muitos níveis. Isto fere não apenas os indivíduos que são diretamente afetados, mas sociedades inteiras.

As pessoas com síndrome de Down enfrentam muitas vezes o estigma, a segregação, a violência física e psicológica e a falta de igualdade de oportunidades. Um círculo vicioso de exclusão que pode começar cedo na vida de muitas crianças, visto que a muitas crianças com síndrome de Down é negado o acesso à educação regular, ou qualquer tipo de educação.

Na vida profissional, os estereótipos contra as pessoas com síndrome de Down levam a que muitas vezes lhes sejam negadas oportunidades de formação profissional e o seu direito ao trabalho. Na esfera política e pública, as pessoas com síndrome de Down e outras pessoas com deficiência intelectual são frequentemente privadas do seu direito de votar e participar plenamente no processo democrático.

A Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência reafirma que estas pessoas, incluindo aquelas com síndrome de Down, têm direitos humanos em pé de igualdade com as outras.

No dia 23 de setembro, a Assembleia Geral convocará uma reunião de alto nível sobre a Deficiência e o Desenvolvimento para assegurar que as perspectivas das pessoas com deficiência, incluindo aquelas com síndrome de Down, sejam incluídas em todos os planos de desenvolvimento futuro.

Com o apoio e oportunidade adequados, todos os indivíduos que vivem com a síndrome de Down podem atingir seu potencial, gozar de seus direitos humanos em condições de igualdade com os outros e dar uma contribuição importante para a sociedade. Devemos, portanto, intensificar os nossos esforços para criar condições de capacitação que permitam a participação significativa de pessoas com síndrome de Down.

Trabalhando juntos podemos ajudar a construir um mundo equitativo, justo e inclusivo, que celebre a diversidade, livre de discriminação, e que ofereça oportunidades iguais para todos.”

_______________
Saiba mais sobre a data:
www.un.org/en/events/downsyndromeday
e www.worlddownsyndromeday.org