Dia Mundial do Habitat – 1 de outubro de 2012

“Mudar as cidades, construir oportunidades” – Mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, para a data.

Tráfego em Hanoi, Vietnã. Cidades planejadas podem optimizar o uso do território e do espaço urbano, incluindo redes de transporte, para orientar e assegurar o desenvolvimento ordenado de assentamentos e de comunidades. (Foto: ONU/Kibae Park)

“Metade da população mundial vive atualmente em cidades. Em pouco mais de uma geração, dois terços da população mundial serão urbanos. À medida que aumenta a proporção da humanidade vivendo em meios urbanos, aumenta também a necessidade de reforçar a dimensão urbana de nossos esforços para reduzir a pobreza mundial e promover o desenvolvimento sustentável.

Da necessidade surge a oportunidade. Cidades melhor planificadas e que funcionem melhor podem ajudar a guiar-nos em direção ao futuro que queremos: cidades onde todos tenham uma casa adequada e bons serviços de abastecimento de água, saneamento, saúde e outros serviços básicos; cidades com boas perspectivas educativas e laborais; cidades com edifícios e sistemas de transporte público com uma utilização eficiente da energia; cidades onde todos se sintam integrados.

Em todas as regiões existem boas práticas de gestão do desenvolvimento humano, e podemos aprender com os exemplos que oferecem. Mas estamos muito longe de tornar realidade o ideal de cidades sustentáveis e inclusivas. As zonas urbanas são responsáveis pela maior parte dos desperdícios e contaminação que produzimos. Muitas pessoas estão particularmente expostas aos desastres, incluindo os crescentes riscos associados às alterações climáticas. E apesar de termos alcançado a meta do Objetivo de Desenvolvimento do Milênio de melhorar consideravelmente a vida de pelo menos 100 milhões de habitantes de favelas dez anos antes da data limite de 2020, os números absolutos continuam crescendo. Quase um quarto dos habitantes urbanos, ou seja, mais de 850 milhões de pessoas, vive em favelas ou aglomerados provisórios.

Noventa por cento da expansão urbana mundial ocorre no mundo em desenvolvimento. Uma parte considerável dos seus habitantes é de jovens e, em 2030, cerca de 60 dos habitantes das cidades terão menos de 18 anos. É essencial que esses jovens tenham acesso a um emprego digno e a uma educação de qualidade.

Na Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20 –, que se realizou no Rio de Janeiro este ano, foi reconhecida a importância das cidades para alcançar sociedades sustentáveis do ponto de vista econômico, social e ambiental. Sublinhou-se a a função central dos governos municipais no estabelecimento de uma visão para cidades sustentáveis, desde a planificação de novas zonas urbanas até a revitalização de cidades e bairros mais antigos.

Neste Dia Mundial do Habitat, vamos nos comprometer urgentemente a trabalhar juntos para levar a cabo uma gestão integrada e integral do meio urbano para benefício das pessoas e do planeta.”

_________________
Saiba mais sobre o dia em www.un.org/en/events/habitatday e em www.unhabitat.org/categories.asp?catid=700