Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho de 2012

Mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon

Enquanto o mundo se prepara para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma oportunidade para destacar a necessidade de mudarmos de paradigma para um mundo mais sustentável. O tema deste ano, “Economia Verde: ela te inclui?”, sublinha a necessidade de todos darem a sua contribuição para que a pegada ecológica da humanidade se mantenha dentro dos limites do planeta.

A população mundial já atingiu os 7 bilhões e pode ultrapassar os 9 bilhões em 2050. Consequentemente, haverá mais pressão sobre cidades já superlotadas, onde vive mais da metade da população, e sobre os recursos naturais, uma vez que aumenta a procura de alimentos, água e energia. Isto também significa que mais pessoas estarão à procura de trabalho digno. Globalmente, 1,3 bilhão de pessoas estão sem emprego ou subempregadas. Estima-se que mais meio milhão de pessoas entre no mercado de trabalho durante a próxima década.

Sustentabilidade quer dizer oferecer oportunidades para todos mantendo o equilíbrio entre as três dimensões do desenvolvimento: social, econômica e ambiental. Temos que refutar o mito de que existe um conflito entre a saúde econômica e a saúde ambiental. Com políticas inteligentes e investimentos adequados, os países podem proteger o seu ambiente, fazer crescer a sua economia, gerar emprego digno e fazer acelerar o progresso social.

A Rio+20 é a nossa oportunidade para reforçar o compromisso global com o desenvolvimento sustentável. No Rio, deveríamos reconhecer que medir o crescimento e a riqueza através do Produto Interno Bruto por si só é inadequado. Deveríamos também chegar a um acordo sobre a necessidade de estabelecer objetivos de desenvolvimento sustentável para o mundo, a partir dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. E devíamos também procurar fazer progressos em algumas dos componentes fundamentais da sustentabilidade, tais como a energia, água, alimentos, cidades, oceanos, emprego e empoderamento das mulheres.

A sustentabilidade está ganhando visibilidade na agenda política de países desenvolvidos e países em desenvolvimento. Na ONU trabalhamos para conseguir neutralidade climática e uma gestão sustentável dos nossos escritórios e atividades. No Rio, devemos mobilizar as parcerias que precisamos para colocar o mundo numa trajetória de crescimento e desenvolvimento. Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, nas vésperas desta conferência histórica, apelo aos governos, empresas e todos os membros da sociedade para fazer as escolhas holísticas que nos garantam um futuro sustentável: o futuro que nós queremos.

_________________________
Leia esta mensagem em inglês: www.unep.org/wed/messages/bankimoon.asp