Dia Mundial dos Professores – 5 de outubro de 2012

Mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon.

Dia Mundial dos Professores – 5 de outubro de 2012

“Nenhum sistema de educação é melhor do que seus professores. Os professores são os guardiões da aprendizagem. Eles transmitem conhecimentos, valores e habilidades. Eles incentivam as esperanças e os talentos dos jovens e os ajudam a crescer e a tornar-se cidadãos produtivos.

No entanto, muitas vezes, os professores não recebem o reconhecimento e o apoio que merecem. O Dia Mundial dos Professores nos lembra suas pesadas responsabilidades, bem como os desafios que enfrentam, especialmente neste momento de dificuldade econômica global. Não devemos permitir que professores e crianças paguem o custo da crise, temos de proteger nossos sistemas educativos das atuais pressões financeiras e restrições orçamentárias.

Uma das prioridades de minha nova iniciativa global, “Educação Primeiro”, é recrutar e formar mais professores. O mundo precisa de cerca de dois milhões de professores para alcançar o Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM) de educação primária universal até 2015. A falta de professores prejudica não só o progresso feito no total de crianças no ensino primário, mas também nossos esforços para melhorar o ambiente escolar e de aprendizagem.

Temos também que garantir que os professores sejam bem preparados e apoiados. Sem professores qualificados, não há educação de qualidade. A formação prática pré-formação e em serviço são cruciais, como são as boas condições de trabalho, remuneração adequada e amplas oportunidades de desenvolvimento de carreira.

Os próprios professores têm a responsabilidade de criar um ambiente seguro e propício para que as crianças prosperem. Eles também podem servir como poderosos modelos de tolerância, boa cidadania e de solidariedade com os mais desfavorecidos – um papel que espero que todos assumam.

No Dia Mundial dos Professores, quero prestar homenagem aos milhões de professores em todo o mundo que trabalham com paixão e habilidade para nutrir seus alunos e cuja influência sobre o nosso mundo é potencialmente profunda. Reconheçamos que investir em professores é um investimento sábio em nossos esforços para construir economias fortes, sociedades coesas e um futuro onde existam dignidade e oportunidades para todos.”

Mais Informação sobre a data, clique aqui.