Edifícios haitianos são reformados com apoio da ONU para resistir a terremotos

O Ministro do Interior do Haiti, Paul Antoine Bien-Aime, com a Diretora-Sênior do PNUD, Jessica Faieta, e o sismólogo Eric Calais.Escolas, hospitais e outros edifícios do Haiti estão sendo reforçados, como parte de um plano apoiado pelas Nações Unidas, para reduzir sua vulnerabilidade às ameaças sísmicas. “Há decisões cruciais a serem tomadas”, disse o sismólogo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Eric Calais. “Se as pessoas tiverem de escolher entre comprar material de construção de melhor qualidade, resistente a terremotos, ou construir uma sala extra com o mesmo custo, é claro que devem escolher a primeira opção.”

O plano, lançado pelo Governo e pelo PNUD, visa reduzir os impactos nas áreas sujeitas a terremotos, melhorando a resistência da infra-estrutura e reduzindo os riscos para os haitianos em condições precárias de habitação. O planejamento de prevenção a terremotos será realizado em consultas com os prefeitos e associações comunitárias. Escolas, hospitais e outros edifícios públicos serão assessorados, em primeiro lugar, sobre como reforçar sua estrutura.

O PNUD e os governos locais irão treinar arquitetos, engenheiros e pedreiros do Haiti em técnicas de construção de estruturas sismo-resistentes. Eles vão também iniciar programas de sensibilização para informar os haitianos acerca de ações necessárias que possam minimizar o impacto das ameaças sísmicas nas suas vidas.

O plano foi aprovado recentemente pela Comissão Provisória de Reconstrução do Haiti, painel composto por funcionários do governo do Haiti, da ONU, pelo ex-Presidente dos Estados Unidos Bill Clinton, enviado especial da ONU para o Haiti, e outros parceiros internacionais.