ONU seleciona para estágio em comunicação no Rio de Janeiro

02/09/2016 · Últimas notícias 

ONUO Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) inicia processo de seleção para estágio-voluntário na ONU. O prazo para envio do currículo é dia 9 de setembro de 2016.

Elo ativo entre os meios de comunicação, os Estados-membros, as instituições educacionais, as organizações não governamentais e a ONU, o UNIC Rio (do inglês United Nations Information Centre) oferece não só informações atualizadas sobre questões políticas, econômicas, sociais e humanitárias ligadas às atividades da ONU, no Brasil e no mundo, como também promove seminários e foros de discussões com o objetivo de sensibilizar a opinião pública a uma maior participação do cidadão nessas questões.

A(O) estagiária(o)/voluntária(o) receberá uma ajuda de custo de R$ 500,00 por quatro horas de dedicação, cinco dias por semana. O estágio tem duração de 6 meses, podendo chegar a 1 ano. Serão selecionados(as) até 02 (dois) estudantes graduandos ou pós-graduandos da área de Comunicação Social que estejam cursando a partir do 4o período (no caso dos graduandos), com conhecimento básico em relações internacionais, edição de vídeo e fluência em inglês. Os que não forem selecionados podem ser chamados posteriormente, pois todos os currículos ficam arquivados para análise.

PROCESSO DE SELEÇÃO

1a fase | até 9 de setembro de 2016
Envio de currículo + ficha de inscrição (baixe em http://bit.ly/estagioonu) para o email unic.brazil@unic.org (obrigatoriamente com o título “Estágio”). Não serão aceitos os currículos que chegarem após esta data.

2a fase | dias 12 e 14 de setembro de 2016
Prova e entrevista na sede do UNIC Rio. Datas e horários a combinar.

Resultado | até dia 15 de setembro de 2016
Devido ao grande número de candidaturas que normalmente chegam, apenas os classificados receberão confirmação, caso aprovados, conforme calendário previsto neste edital.

Pré-requisitos dos candidatos

  • Ser estudante a partir do 4o período dos cursos de graduação ou pós-graduação em Comunicação Social;
  • Conhecimentos básicos sobre a área de vídeo, sobretudo edição;
  • Excelente compreensão, tradução e redação em português;
  • Excelente compreensão, tradução e redação em inglês;
  • Ter interesse ou experiência na área audiovisual;
  • Espírito de equipe e iniciativa.

Desejável

  • Experiência em rádio e TV;
  • Capacidade técnica multimídia, incluindo web;
  • Conhecimento de espanhol e/ou francês.

Outras informações úteis

Endereço da UNIC Rio:
Av. Marechal Floriano, 196
Palácio Itamaraty, Centro
Rio de Janeiro, RJ

Sobre programa de estágio/voluntário do UNIC Rio

Há mais de 30 anos, o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) trabalha com estagiários/voluntários que participam, durante seis meses prorrogáveis, das atividades desenvolvidas pelo Escritório. Durante este período, mais de 200 estagiários/voluntários já participaram deste programa, que atualmente abre suas portas para estudantes de Comunicação Social.

O programa de estágio do UNIC Rio tem o objetivo primordial de proporcionar aos estudantes conhecimentos teóricos e práticos sobre organizações multilaterais. O interessante deste programa – além do descrito acima – é a dupla função que é atribuída aos estudantes: voluntário das Nações Unidas e estagiário. Os estágios, de acordo com o estipulado pela ONU, não são remunerados no Brasil ou em qualquer outro escritório das Nações Unidas. Os estudantes recebem apenas uma ajuda de custo.

Detalhes do estágio/voluntário

O estágio/voluntário – como acontece na ONU em todo o mundo – não é remunerado e o estagiário é reembolsado somente por despesas efetuadas no desempenho de seu trabalho. Durante o período de estágio/voluntário os alunos selecionados desenvolvem projetos e se envolvem em todas as atividades realizadas pelo UNIC Rio, sob a supervisão do Diretor do Escritório. Os estagiários/voluntários que desempenham suas funções durante seis meses recebem um diploma.

O estágio é aberto a todos os(as) estudantes de Comunicação Social que estejam dentro dos critérios estabelecidos neste edital.

Na UFRJ, a seleção é feita em parceria com o Programa de Educação Tutorial da Escola de Comunicação (PET-ECO). Caso você seja gestor universitário e queira participar do processo, entre em contato pelo email unic.brazil@unic.org.

Para mais informações sobre o UNIC Rio, acesse www.unicrio.org.br e www.nacoesunidas.org

Comentários

Deixe seu comentário