Estágio

Programa de estágio/voluntário do UNIC Rio

Há mais de 20 anos, o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) trabalha com estagiários/voluntários que participam das atividades desenvolvidas pelo Escritório. Durante este período, mais de 200 estagiários/voluntários já participaram deste programa que atualmente é destinado a estudantes de Comunicação Social.

Em 2008, o programa de estágio do UNIC Rio foi implementado através de uma parceria com o Programa de Educação Tutorial (PET) da Escola de Comunicação Social (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), uma das mais conceituadas do País, que foi responsável pela seleção dos estagiários/voluntários entre seus melhores alunos. Atualmente o programa de estágio é aberto a todas as faculdades de comunicação.

Confira eventuais vagas abertas aqui.

Para poder se candidatar, o estudante deve estar cursando a partir do quinto período de uma faculdade de comunicação e deve ter fluência total de inglês – ler e escrever correntemente – já que este é o idioma oficial do UNIC Rio. Conhecimentos de outro idioma oficial das Nações Unidas também ajudam na seleção.

Detalhes do estágio-voluntário

O estágio/voluntário tem duração de seis meses e, como é de praxe nas Nações Unidas, não é remunerado, possuindo no entanto uma ajuda de custo.

Durante o período de estágio-voluntário os alunos selecionados desenvolvem projetos e se envolvem em todas as atividades realizadas pelo UNIC Rio, sob a supervisão do Diretor do escritório.

Estágios na ONU no exterior

A ONU oferece oportunidades de estágio em sua sede em Nova York (EUA) para estudantes universitários (graduados ou com pós-graduação) do mundo inteiro. O estágio na sede também é voluntário e é oferecido três vezes ao ano, em janeiro, junho e setembro e tem duração de dois meses, podendo ser estendido até seis meses.

Clique aqui para obter mais informações e a ficha de inscrição para o estágio na sede da ONU em Nova York.

Estágios no exterior também são oferecidos nos escritórios dos Fundos, Agências e Programas das Nações Unidas. A listagem de todos estes organismos, assim como informações sobre datas e requisitos, encontra-se disponível no site Youth at the United Nations (Juventude nas Nações Unidas).