FAO lança petição contra a fome

Ator Jeremy Irons protesta sobre a fome que afeta um bilhão de pessoas no mundo e apóia apitaço da FAOA Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) lançou nesta terça (11) uma petição online pedindo que as pessoas fiquem furiosas com o fato que cerca de um bilhão de pessoas no mundo viva com fome. O projeto 1billionhungry (um bilhão com fome, na tradução literal) usa imagens e mensagens fortes para chamar atenção ao problema e pedir um basta à fome.

Um apito amarelo funciona como símbolo da campanha, encorajando as pessoas a apitar contra a fome. Uma petição global online insta os governos a fazer da erradicação da fome sua principal prioridade. “Deveríamos estar furiosos com o vergonhoso fato que seres humanos ainda sofram de fome”, disse o diretor-geral da FAO, Jacques Diouf. “Se você também se sente assim, quero que você dê voz à sua raiva. Todos vocês, ricos e pobres, jovens e idosos, em países em desenvolvimento e desenvolvidos, devem expressar sua raiva sobre a fome mundial assinando a petição global que está no sítio web www.1billionhungry.org”, acrescentou. A FAO espera que essa petição se espalhe pelos sítios web de mídias sociais como Facebook, Twitter e YouTube.

Um dos destaques da campanha é o vídeo promocional estrelado pelo ator britânico Jeremy Irons, em que ele interpreta um personagem baseado na famosa cena do filme ‘Rede de Intrigas’ (Network) no qual Peter Finch, que ganhou um Oscar por esse papel, diz que está mad as hell (furioso). Assista ao vídeo abaixo, com legenda em português (original do YouTube aqui e do Vimeo aqui).

Apoio internacional

O atleta olímpico norteamericano Carl Lewis e o jogador de futebol francês Patrick Vieira estão entre as personalidades dos mundos esportivo e artístico que participaram do lançamento do projeto 1billionhungry. A Associação das Ligas de Futebol Profissional Europeias apresentou um vídeo com jogadores de futebol expressando sua fúria e também promoverá este ano uma “Rodada contra a fome”. Os músicos Anggun, Dee Dee Bridgewater, Dionne Warwick, Fanny Lu, Mory Kanté Noa e Chucho Valdés doaram músicas para a campanha.

O projeto 1billionhungry tem o apoio de diversas organizações da sociedade civil, entre elas a Associação Mundial de Bandeirantes, e um numero crescente de ONG’s promoverão a campanha através de suas redes.

No Brasil, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional é um dos parceiros da campanha. “É uma grande injustiça que mais de um bilhão de pessoas tenham que dormir todas as noites com fome e nós agradecemos o foco e compromisso da FAO com essa questão”, disse Kátia Maia, responsável pela campanha de alimentação e agricultura da Oxfam.

Fome: longe da meta

Se o mundo continuar no mesmo ritmo de redução da fome, o Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM) de reduzir pela metade o percentual de pessoas com fome até 2015 não será alcançado. Da cerca de um bilhão de pessoas com fome, 642 milhões vivem na Ásia e no Pacífico, 265 milhões na África Subsaariana, 53 milhões na América Latina e Caribe, 42 no Oriente Médio e norte da África e 15 milhões em países desenvolvidos.

A FAO estima que a produção agrícola global precise aumentar em 70% para alimentar uma população estimada em nove bilhões de pessoas em 2050. O apoio à agricultura dos países em desenvolvimento está na agenda da Cúpula do Grupo dos Oito, que se reúne mês que vem no Canadá. Eventos de lançamento da campanha 1billionhungry foram organizados em diversas cidades do mundo, como Roma, Itália, Yokohama, Japão e na Torre Eiffel em Paris, França.

Mais informação:
Projeto 1billionhungry: www.1billionhungry.org/rlcprensa

Assessoria de imprensa
Lídia Maia (Brasil): Lidia.silva[@]fao.org, (5561) 3038 2270
Lucas Tavares (Chile): Lucas.tavares[@]fao.org, (562) 923 2176 e (569) 9802 7300 (celular)

(Legendas em português: UNIC Rio/Clarissa Montalvão e Luciano Pádua)

10 pensou em “FAO lança petição contra a fome

  1. a fome é um problema ainda nao entendido pelo ser humano, colocaram-se milhoes em bancos nestes dois ultimos anos; isto prova que a fome é uma importante fonte de renda para os paises poderosos e que infelizmente enquanto ninguem provar que o combate a fome pode ser rentavel nada sera feito.

  2. Nós temos a solução para combater a fome, pelo menos aqui em nossa cidade, Lauro de Freitas. São gasto em média 1.400.000,00 por mês para enterrar o lixo, Se o dono do lixo tivesse interresse investiria mais nas cooperativas de catadores. acredito que minimisava os impactos ambientais e concerteza diminuiria a FOME.

  3. A crise bancária mundial do ano passado nos mostrou que recursos financeiros para a acabar com a fome e a miséria no mudo existem, o que falta é o compromisso das lideranças mundiais com esta causa!

  4. A FORME É UNS DOS PIORES TIPOS DE TORTURA E TERRORISMO,E EM SEU BOJO MOSTRA CLARAMENTE A OMISSÃO E FRIEZA DE SOCIEDADE ACOMODADA..

  5. Não posso dizer que a fome será erradicada,mas posso afirmar que pode ser menor com a colaboração de todos.
    Se todos doassem, de pouco em pouco somaríaos muito e com certeza abrandaríamos a ffome de milhares ou quem sabe de bilhões de pessoas,bata que cada um dentro do seu possível faça sua parte.
    “O pouco com Deus é muito”.
    Ninguém é tão pobre que não possa dar algo para ajudar nesta maravilhosa campanha humanitária.

Os comentários estão fechados.