Haiti: Missão das Nações Unidas ajuda a prender 30 criminosos foragidos desde o terremoto

Uma visão da Penitenciária Nacional Haitiana em Porto Príncipe, após o terremoto que atingiu o Haiti em 12 de janeiro de 2010Forças de Paz da ONU auxiliaram a polícia local do Haiti na captura de 30 criminosos que escaparam da prisão durante o catastrófico terremoto ocorrido em janeiro e que, em seguida, se infiltraram no campo das Pessoas Internamente Deslocadas (IDP), na capital do país, Porto Príncipe.

Em parceria com a Polícia Nacional do Haiti (PNH), mais de 350 militares e membros da polícia servindo com a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH) realizaram uma incursão no campo de IDP de Jean-Marie Vincent, perto do famoso bairro de Cité Soleil de Porto Príncipe, na manhã do dia 18.

A operação foi a maior ação de segurança conduzida pela MINUSTAH desde o terremoto de 12 de janeiro, que matou um número estimado em 200 mil haitianos e destruiu ou danificou fortemente as casas de outros milhões. Muitos detentos também escaparam da prisão por conta do desastre. Em um comunicado à imprensa, a MINUSTAH disse que a operação foi realizada na sequência de um surto de violência dentro do campo de deslocados, fato que foi ligado à fuga dos prisioneiros.

Após o tremor, o Conselho de Segurança autorizou um adicional de 15 mil integrantes da Polícia das Nações Unidas (UNPOL) e de 2.000 militares à MINUSTAH.

Enquanto isso, o Programa Mundial de Alimentos (PMA) está reforçando seus projetos de trabalho-por-alimentos e trabalho-por-dinheiro no Haiti. A intenção é que cada trabalhador receba mantimentos em quantidade suficiente para suprir uma família de cinco pessoas. No próximo mês, a agência espera mais do que dobrar o número de beneficiários individuais para 70 mil.

Em outra frente, o Conselho Econômico e Social da ONU (ECOSOC) enviou ao Haiti seu grupo de consultores ao país caribenho para avaliar os esforços de recuperação realizados até agora e determinar estratégias futuras de assistência. O grupo encerrou sua visita de quatro dias no último sábado (19).