Inscrições abertas para o 36º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos

Inscrições abertas para o 36. Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos

De 25 de junho a 5 de agosto de 2014, jornalistas de todo o Brasil poderão inscrever suas matérias para concorrer ao 36º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.

Considerada uma das mais significativas distinções jornalísticas do país, o Prêmio Vladimir Herzog reconhece, ano a ano, trabalhos que valorizam a democracia, a cidadania e os direitos humanos em oito categorias: Artes (ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos), Fotografia, Documentário de TV, Reportagem de TV, Rádio, Jornal, Revista e Internet.

Para concorrer, os(as) candidatos(as) devem inscrever-se através do site www.premiovladimirherzog.org.br preenchendo a ficha cadastral e anexando sua obra publicada no período compreendido entre 5 de agosto de 2013 e 5 de agosto de 2014.

Assim como nas duas últimas edições, a escolha dos vencedores será em duas etapas, sendo que a fase final será realizada em sessão pública, com transmissão ao vivo pela internet, dia 30 de setembro, na Sala Oscar Pedroso Horta da Câmara Municipal de São Paulo. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 29 de outubro, às 20h, no TUCA – Teatro da Universidade Católica , em São Paulo.

Prêmio Especial Vladimir Herzog 2014

Desde 2009, a Comissão Organizadora indica jornalistas para serem agraciados com o Prêmio Especial pelos relevantes serviços prestados às causas da democracia, paz, justiça e contra a guerra.

A iniciativa das instituições promotoras retoma proposta original do Prêmio, que previa tal homenagem a personalidades ou jornalistas que jamais inscreveriam seus trabalhos em qualquer tipo de concurso. Já foram homenageados Lourenço Diaféria (in memoriam), David de Moraes, Audálio Dantas, Elifas Andreato, Alberto Dines, Lúcio Flavio Pinto, Perseu Abramo (criador do Prêmio, in memoriam), Marco Antônio Tavares Coelho e Raimundo Pereira. Neste ano, receberão as homenagens a jornalista Sandra Passarinho e o deputado federal e jornalista Rubens Paiva.

Organização, patrocínio e apoios

O 36º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos é promovido e organizado por doze instituições: Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – ABRAJI; Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil – UNIC Rio; Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP; Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ; Fórum dos Ex-Presos e Perseguidos Políticos do Estado de São Paulo; Instituto Vladimir Herzog; Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Nacional, Ordem dos Advogados do Brasil – Secção São Paulo; Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo, Sociedade Brasileira dos Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom e Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo.Contando com o apoio institucional do TUCA, da Câmara Municipal de São Paulo e da Secretaria dos Direitos Humanos e Cidadania da cidade de São Paulo, a edição deste ano tem patrocínio da Petrobras e da Odebrecht.

SERVIÇO
36º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos
Regulamento e inscrições: www.premiovladimirherzog.org.br
Período para se inscrever: 25 de junho a 5 de agosto de 2014
Divulgação dos resultados: 30 de setembro
Solenidade de premiação: 29 de outubro, quarta-feira, 20h
Local: TUCA – Teatro da Universidade Católica | Rua Monte Alegre, 1024, Perdizes | São Paulo