Lançamento do clipe “8 Metas para África” promove Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, de olho na Copa do Mundo

Lançamento do clipe “8 Metas para África” promove Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, de olho na Copa do Mundo“8 Metas para África” faz parte da campanha de difusão e conscientização da ONU sobre os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM) e conta com a participação de oito artistas populares africanos. O clipe e a música foram produzidos pela equipe da ONU na África do Sul e estão sendo lançados nesta sexta-feira (14) em Joanesburgo.

[audio:http://canopus.teste.website/~unicrioorg/audio/8_goals_for_africa_english.mp3|artists=ONU|titles=“8 Metas para África” e os ODM|width=100%]

Oito dos principais talentos musicais da África emprestaram suas vozes em apoio a uma campanha das Nações Unidas na África do Sul para incentivar o compromisso de efetivar os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Os artistas se uniram para produzir uma música que busca chamar atenção para compromissos como acabar com a fome e a miséria, reduzir a mortalidade infantil e oferecer educação básica e de qualidade para todos, entre outros. 

Pela primeira vez na história, a Copa do Mundo será realizada no continente africano – justamente o que possui a menor probabilidade de atingir os ODM, apesar de esforços consideráveis e alguns progressos. A Copa do Mundo de 2010 na África do Sul apresenta, portanto, uma ocasião oportuna para todas as partes a engajarem-se mais em questões relacionadas aos Objetivos do Milênio.

Com toda a atenção voltada para a Copa do Mundo, os jogos se tornam grandes oportunidades para renovar o compromisso de todos com os ODM. Com este propósito, o Sistema das Nações Unidas na África do Sul desenvolveu uma campanha de conscientização sobre os ODM, defender sua efetivação e lembrar os líderes que permaneçam centrados noos ODM. A canção “8 Metas para África” faz parte desta campanha e foi lançada oficialmente pelo administrador do PNUD, Helen Clark, durante sua visita à África do Sul entre 12 e 14 de maio. A partir de 14 de maio, a canção estará disponível em www.8goalsforafrica.org

Oito artistas africanos (um para cada ODM) de todo o continente gravaram a música durante a primeira semana de abril na Cidade do Cabo, segunda maior cidade da África do Sul. A canção foi produzida pelo produtor musical de renome mundial Arthur Baker. A música para a canção foi composta por Jimmy Dludlu (África do Sul) e as letras foram escritas por Eric Wainaina (Quênia). Os artistas participantes são: Yvonne Chaka Chaka (África do Sul), Angelique Kidjo (Benin), Oliver Mutukudzi (Zimbábue), Mingas (Moçambique), Eric Wainaina (Quênia), HHP (África do Sul), Baba Maal (Senegal) e o Coro Gospel de Soweto (África do Sul). Hugh Masekela e Jimmy Dludlu, ambos da África do Sul, são dois dos instrumentistas.

Alguns dos artistas já estão envolvidos em campanhas globais e regionais de combate à pobreza e alguns já são Embaixadores da Boa Vontade da ONU.

Acompanhada por um clipe (ao final), “8 Metas para a África” serão antes, durante e depois da Copa do Mundo de 2010. Os artistas também farão participações especiais durante o evento de futebol, promovendo os ODM e chamando todos à ação. A música será usada como um produto de divulgação e promoção, e não como um produto comercial. Desta forma, a canção será divulgada gratuitamente.

No dia da final, todos os oito artistas se reúnem para cantar a música em uma performance ao vivo, em um festival realizado em Joanesburgo. O vídeo também será distribuído globalmente a outros parceiros, tais como canais de televisão e meios multimídia, entre outros.

O vídeo está disponível abaixo:

Acompanhe também pelo twitter.com/8goalsforafrica e pela página www.8goalsforafrica.org

2 pensou em “Lançamento do clipe “8 Metas para África” promove Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, de olho na Copa do Mundo

  1. É muito importante este tipo de atitude rumo ao desenvolvimento de África.
    Mais para atingir esses objectivos tão importantes , temos que começar a pensar primeiro no sentido de eleiger governos transparentes e o resto virá porque os recursos que o continente possue é fonte para o desenvolver a Africa .

Os comentários estão fechados.