Lançamento histórico da ONU Mulheres acontece em Nova York

A ONU celebrou ontem (24/02), o lançamento histórico da sua organização mais recente, a ONU Mulheres, em um evento na Assembleia Geral da Organização, da qual participaram destacadas personalidades.

A ONU Mulheres, formalmente denominada Entidade para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres, representa a fusão de quatro órgãos anteriores e constitui o esforço mais ambicioso jamais realizado pelas Nações Unidas para acelerar as ações em prol da igualdade do gênero. Em todo o mundo, os defensores dos direitos das mulheres celebraram seu lançamento.

Lançamento da ONU Mulheres, na Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Foto: ONU Mulheres/Ryan Brown

Lançamento da ONU Mulheres, na Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Foto: ONU Mulheres/Ryan Brown

“Com o nascimento da ONU Mulheres, saudamos um novo agente poderoso de progresso na área da igualdade de gênero e do empoderamento das mulheres”, afirmou o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon. “Os desafios são grandes, mas estou convencido de que, com a nova energia, a nova dinâmica e a nova autoridade da ONU Mulheres, poderemos vencê-los. A verdadeira igualdade de gênero será o nosso legado comum ao século XXI”.

O Secretário-Geral nomeou a ex-Presidenta chilena Michelle Bachelet para o cargo de Diretora Executiva da ONU Mulheres. Bachelet sublinhou que a decisão de criar a nova entidade revela a frustração geral em relação à lentidão das mudanças. Os Estados-Membros da ONU acordaram, por unanimidade, em criar a nova organização, na sequência da mobilização de longa data dos militantes a favor das mulheres.

“Pensem no que será possível fazer quando as mulheres estiverem plenamente independentes como agentes ativos de mudança e de progresso no seio das suas comunidades”, disse Bachelet. “Historicamente, estamos num período de grande potencial e grandes mudanças para as mulheres. É agora que devemos aproveitar a oportunidade para agir. Minha experiência me ensinou que não existem limites ao que a mulher é capaz de fazer”.

A ONU Mulheres ajudará os países a avançarem na direção da igualdade de gênero nos planos econômico e político e a pôr fim ao fenômeno mundial da violência contra as mulheres. Ajudará a definir normas internacionais e a orientar os esforços coordenados das Nações Unidas para colocar as questões das mulheres e das crianças no cerne de todos os seus programas a favor do desenvolvimento e da paz.

Nicole Kidman, Embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres, descreveu a sua experiência pessoal de ter visto mulheres mudarem o mundo. “Há testemunhos incríveis de resistência, força e dignidade e, em última análise, de esperança”, afirma. “É por isso que digo que as mulheres e as crianças que conheci são as minhas heroínas. É com prazer e orgulho que estou ao lado da ONU Mulheres, o novo porta-voz das mulheres em todo o mundo.”

Sua Alteza Real a Infanta Dona Cristina de Espanha, como Presidente do Instituto de Saúde de Barcelona, considera que é urgente compreender que investir nas mulheres é investir nas famílias, nas comunidades e nas nações. Citando os progressos desiguais em certos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), como a redução da mortalidade materna, apela a “todas as partes interessadas e responsáveis – governos, fundações, setor privado, sociedade, instituições acadêmicas, e indivíduos – para que invistam no empoderamento das mulheres como instrumento estratégico para atingir os ODM.”

Ted Turner, fundador da CNN e Presidente da Fundação das Nações Unidas, pediu aos homens e ao setor privado que se envolvam na realização da igualdade de gênero. A atriz Geena Davis destacou a importância do papel dos meios de comunicação na promoção de imagens positivas e a cantora Shakira dirigiu uma mensagem em que ressaltou a importância da educação.

O vídeo abaixo, em inglês, foi exibido durante o evento.

Fotos, vídeos e outras informações em inglês sobre o lançamento, clique aqui.