Meio ambiente, desenvolvimento e reforma da ONU debatidos na nova sessão da Assembleia

O Secretário-Geral Ban Ki-moon, o presidente da última sessão da Assembleia Geral, Ali Treki, e o presidente da próxima sessão, Joseph Deiss. Foto: ONU.O novo Presidente da Assembleia Geral, Joseph Deiss, apresentou nesta terça-feira (14) as prioridades do organismo para o próximo ano durante a sua 65ª sessão. Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), a reforma das Nações Unidas e a promoção do desenvolvimento ambientalmente sustentável foram identificadas como principais áreas. Em seu discurso de abertura da sessão, Deiss destacou que os ODMs “estão ao nosso alcance”, apesar da recente crise econômica global.

Deiss pediu esforços para colocar a ONU e seus 192 membros da Assembléia Geral no centro da governança global. Ele disse que os membros da Assembleia também devem assegurar que haja uma ação decisiva para a reforma interna da ONU. Alterações na ONU devem ser feitas de forma a refletirem sua composição diversificada, disse ele. Também advertiu que a ONU corre o risco de ficar marginalizada pelos fóruns internacionais emergentes caso não consiga efetivamente desempenhar o seu papel como órgão central para tomada de decisões internacionais.

Outras questões institucionais durante a sessão serão a revisão do trabalho do Conselho de Direitos Humanos e da Comissão de Consolidação da Paz, declarou Deiss. Ele destacou a necessidade de promover o desenvolvimento sustentável, afirmando que as alterações climáticas, a vulnerabilidade às catástrofes naturais e ameaças à biodiversidade, são alguns dos desafios ambientais que afetam a todos os Estados e exigem um esforço conjunto de todos os países.

O Presidente da recém-concluída 64ª sessão da Assembleia, Ali Treki, destacou alguns dos seus sucessos, incluindo a finalização do documento para a Reunião Plenária de Alto Nível sobre os ODM, que terá início na próxima segunda e terá a duração de três dias. Ele acrescentou que foi com satisfação que a Assembleia havia sido capaz de, pela primeira vez, realizar um debate temático de alto nível sobre a manutenção da paz. Ele também observou que a Assembleia Geral continuou sendo revigorada progressivamente.