Mensagem da Diretora-Geral da UNESCO para o Dia Mundial da Diversidade Cultural – 21 de maio de 2011

Mensagem de Irina Bokova, Diretora-Geral da UNESCO, por ocasião do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento – 21 de maio de 2011

Há dez anos, a comunidade internacional se reuniu para destacar a importância do diálogo entre as culturas e seu compromisso com a diversidade, adotando unanimemente a Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural da UNESCO.

Com esta declaração histórica, os Estados do mundo reconheceram a diversidade cultural como um patrimônio comum da humanidade.

Todas as culturas e civilizações contribuem com o enriquecimento da espécie humana. A diversidade cultural é um ponto forte. Sua defesa é um imperativo ético, inseparável do respeito pela dignidade humana. O reconhecimento desta diversidade pode acelerar o entendimento mútuo e criar um espaço comum ao redor de valores compartilhados. Ninguém pode invocar a diversidade cultural para violar os direitos humanos, ou limitar seu escopo.

O entendimento da diversidade cultural é um aliado na busca pelo desenvolvimento. Várias décadas de programas internacionais mostraram que não há um modelo único de desenvolvimento que seja aplicável a todos os países e a todas as culturas. O reconhecimento da diversidade cultural é a única coisa que pode nos ajudar a implementar programas apropriados.

Há mais de 20 anos a UNESCO busca promover a importância da diversidade cultural, elaborando políticas internacionais de desenvolvimento que sejam mais efetivas e sustentáveis. A onda de democracia que surge no mundo árabe em 2011 é uma prova da universalidade do desejo de liberdade e dignidade. Ela confirma a relevância da Declaração de 2001 e a necessidade de assegurar que seus princípios sejam postos em prática.

A adoção da Convenção da UNESCO para Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial (2003) e da Convenção da UNESCO sobre a Proteção e a Promoção das Expressões de Diversidade Cultural (2005) foi um grande passo para o reconhecimento desta diversidade. A resolução das Nações Unidas sobre cultura e desenvolvimento, adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 20 de dezembro de 2010, é outro passo revolucionário que enfatiza a contribuição da cultura e da diversidade cultural com o desenvolvimento sustentável e com a realização das Metas de Desenvolvimento do Milênio.

Este progresso reflete uma tendência positiva. Esta nova consciência deve se materializar em ação para apoiar os grupos populacionais e o diálogo cultural. É necessário entender esta diversidade se quisermos fortalecer a cooperação entre os Estados, enfrentar juntos desafios comuns e aprender a conviver em sociedades modernas e, geralmente, heterogêneas. Assim, apelo aos governos, às ONGs e à sociedade civil para que contribuam com a melhoria de nossas habilidades interculturais por meio da arte, do esporte, do aprendizado de ciências humanas e idiomas, e para que melhorem nossa diversidade, para o benefício de todos.