Mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, para o Dia da ONU 2015

Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, durante cerimônia comemorativa do 70º aniversário da adoção da Carta das Nações Unidas em San Francisco, nos EUA. Foto: ONU/Mark Garten
Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, durante cerimônia comemorativa do 70º aniversário da adoção da Carta das Nações Unidas em San Francisco, nos EUA. Foto: ONU/Mark Garten

Bandeiras nacionais são uma marca de orgulho e patriotismo em todos os países pelo mundo. Mas há apenas uma bandeira que pertence a todos nós.

Aquela bandeira azul das Nações Unidas foi uma bandeira de esperança para mim ao crescer na Coreia em tempos de guerra.

Sete décadas após sua fundação, as Nações Unidas permanecem um farol para toda a humanidade.

Todos os dias, as Nações Unidas alimentam os que têm fome e abrigam aqueles expulsos de suas casas.

As Nações Unidas vacinam crianças que, de outra forma, morreriam de doenças preveníveis.

As Nações Unidas defendem os direitos humanos para todos, independentemente de raça, religião, nacionalidade, gênero ou orientação sexual.

Nossas forças de paz estão na linha de frente do conflito; nossos mediadores trazem combatentes para a mesa de paz; nossos trabalhadores humanitários enfrentam ambientes traiçoeiros para entregar ajuda que salva vidas.

A ONU trabalha para toda a família humana de sete bilhões de pessoas, e cuida da terra, nossa única casa.

E é a equipe diversificada e talentosa das Nações Unidas que ajuda a tornar viva a Carta.

O 70º aniversário é um momento de reconhecer a sua dedicação – e para honrar os muitos que fizeram o sacrifício final no cumprimento do dever.

O mundo enfrenta muitas crises, e os limites da ação coletiva internacional são dolorosamente claros. No entanto, nenhum país ou organização pode enfrentar os desafios atuais sozinho.

Os valores atemporais da Carta das Nações Unidas devem permanecer o nosso guia. Nosso dever comum é “unir nossas forças” para servir “nós os povos”.

Para marcar este aniversário, monumentos e edifícios em todo o mundo estão sendo iluminados com o azul da ONU. Ao jogarmos uma luz sobre este aniversário marco, devemos reafirmar nosso compromisso com um futuro melhor e mais brilhante para todos.

* * *
Confira a mensagem em inglês, francês e outros idiomas em http://bit.ly/1NnMKgF. Mais sobre a data em www.un.org/en/events/unday e www.un.org/un70