Mensagem do secretário-geral da ONU para o quinto aniversário do terremoto no Haiti

“Hoje, ao comemorar o quinto aniversário do terremoto no Haiti, homenageamos as mais de 200 mil pessoas, incluindo os 102 funcionários das Nações Unidas, que perderam a vida nesse trágico evento.

Lembro claramente a devastação e o sofrimento que presenciei durante minhas visitas ao Haiti, logo depois da catástrofe. O sentimento de pesar continua vivo em nossas mentes. Hoje, honramos a memória de filhas e filhos, pais e mães, amigos e entes queridos que morreram. Também homenageamos os que sobreviveram, que inspiram o mundo com sua coragem e comprometimento.

Na última semana tive a honra de inaugurar um memorial para nossos colegas da ONU que morreram naquele dia terrível. Hoje, peço que celebremos suas vidas e suas contribuições para o Haiti e os haitianos. Estaremos eternamente gratos por seus sacrifícios.

Em nossa tristeza há um compromisso com a esperança. Ano passado voltei ao Haiti e vi o progresso que foi alcançado. Felicito o povo do Haiti por sua perseverança e peço que a comunidade internacional continue dando seu incalculável apoio para ajudar o futuro de todos os haitianos.

A recuperação do Haiti não tem sido fácil. Tivemos – e continuamos tendo – contratempos no caminho e ainda há muito trabalho a ser feito para assegurar a estabilidade política e institucional, a governança democrática e o desenvolvimento sustentável.

Mas façamos deste dia uma data de lembrança e esperança para um Haiti estável e próspero. Trabalhemos juntos para um futuro brilhante para o Haiti.”

* * *
Leia uma reportagem especial para a data em http://bit.ly/17A15Xs