Mensagem do Secretário-Geral da ONU sobre o Dia Internacional para a Tolerância

Mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon.


Mensagem para o Dia Internacional para a Tolerância (Foto: ONU)

Construir a tolerância e a compreensão é fundamental para o século XXI. Em um mundo cada vez mais globalizado – no qual as sociedades se tornam mais diversas – a tolerância desempenha um papel central na convivência entre todos.

No entanto, a tolerância está sendo posta à prova. Em um contexto de pressões econômicas e sociais, alguns tentam explorar os temores e destacar as diferenças, para inflamar o ódio às minorias, aos imigrantes e às pessoas desfavorecidas. Para combater o aumento da ignorância, do extremismo e de apelos políticos baseados no ódio, a maioria moderada deve se fazer ouvir em defesa dos valores comuns e contra todas as formas de discriminação.

Nosso objetivo deve ser mais do que a coexistência pacífica. A verdadeira tolerância requer o livre fluxo de ideias, uma educação de qualidade para todos, o respeito pelos direitos humanos e o compartilhamento de culturas para um entendimento mútuo. Ao promovermos estes valores, devemos adotar a Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural como uma fonte de força e de orientação.

A tolerância é uma condição para a paz e um mecanismo de criatividade e inovação. Em nosso mundo cada vez mais interligado, promover a tolerância é a forma de construir a harmonia que precisamos para responder aos desafios e garantir um futuro melhor.

Para mais informação, clique aqui.

O Dia Internacional para a Tolerância foi celebrado em 16 de novembro de 2012.