Mudanças climáticas em pauta em Bonn

Christiana figueres, nova Secretária Executiva da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima. Foto: ONU.Com o futuro da humanidade em pauta, os governos devem continuar a construir bases comuns para progredir em relação às alterações climáticas, disse a nova chefe da ONU para o assunto na última rodada de negociações internacionais que começou ontem (2) em Bonn (Alemanha).

“Ou nos rendemos às tempestades da mudança climática ou trabalhamos em conjunto para chegar à distante costa: cabe a nós a decisão”, disse a Secretária Executiva da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (UNFCCC), Christiana Figueres, evocando a viagem feita por Cristóvão Colombo mais de cinco séculos atrás. Este foi o seu primeiro discurso nas discussões da ONU sobre as alterações climáticas no cargo de chefe da UNFCCC, desde que assumiu o lugar de Yvo de Boer no mês passado.

“Como indivíduos, como governos, como uma comunidade global, todos devemos exceder nossas próprias expectativas, simplesmente porque nada menos o fará”, disse Figueres. A ciência, disse ainda, tem mostrado quando e o quanto as emissões de gases de efeito estufa devem cair para evitar piores impactos nas mudanças climáticas. “O tempo não está do nosso lado”, afirmou. “Decisões precisam ser tomadas, talvez de uma maneira mais incrementada, mas certamente com passos firmes e determinação inabalável”.

As conversas dessa semana, em Bonn, fazem parte do terceiro evento da ONU sobre as negociações das mudanças climáticas até agora este ano. Mais de 3.000 pessoas – incluindo delegados governamentais e representantes do setor privado, grupos ambientais e instituições de pesquisa – estão presentes na reunião. A próxima rodada de negociações está prevista para ocorrer em Tianjin (China), no início de outubro, semanas antes do início da conferência de Cancun (México).