OMS adverte sobre doenças resistentes a medicamentos

OMS adverte sobre doenças resistentes a medicamentos. Foto: ONUA habilidade de doenças causadoras de germes a resistir a medicamentos tem se tornado um desafio nos esforços de combater doenças infecciosas, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS), pedindo aos países para implementar medidas de controle de infecções que limitem a propagação de micro-organismos resistentes a medicamentos.

Apesar das bactérias resistentes a medicamentos não serem novidade, seu incremento requer monitoramento e maior estudo para entender os modos de transmissão, assim como para definir as medidas mais efetivas para seu controle.

A agência disse que consumidores, veterinários, gerentes de hospitais, pacientes e visitantes de instalações de saúde, assim como os governos nacionais, a indústria farmacêutica e as agências internacionais, devem estar cientes do problema.

A OMS recomenda que os governos concentrem suas ações em quatro áreas: vigilância da resistência dos micróbios; uso racional de antibióticos, incluindo a educação dos trabalhadores da saúde e do público sobre o uso apropriado dos mesmos; introdução de leis relacionadas à venda de antibióticos sem receita médica; e adesão às medidas de controle de infecções.