OMS anuncia tema do Dia Mundial Sem Tabaco em 2011

OMS anuncia Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco como tema do Dia Mundial Sem Tabaco em 2011A Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (FCTC, na sigla em inglês) da Organização Mundial de Saúde (OMS) será o tema do próximo Dia Mundial Sem Tabaco, que cairá em 31 de maio de 2011. O objetivo da data é destacar os riscos à saúde associados ao tabagismo e cobrar políticas eficazes para a redução do consumo. O tabagismo é a segunda maior causa de morte do mundo, após a hipertensão, e atualmente mata um em cada dez adultos.

A FCTC é o principal instrumento mundial de controle do tabaco. Primeiro tratado negociado sob incentivo da OMS, representa um avanço significativo na melhora da saúde pública. Em vigor desde 2005, já é um dos tratados adotados mais rapidamente na história das Nações Unidas, com mais de 170 Estados-Parte. Baseado em evidências, o tratado reafirma o direitos de todos ao mais elevado padrão de saúde, fornecendo dimensão para a cooperação no controle do tabaco.

Na campanha, em inglês: Faça de todos os dias o Dia Mundial Sem Tabaco.
Na campanha, em inglês: Faça de todos os dias o Dia Mundial Sem Tabaco.

O Dia Mundial Sem Tabaco de 2011 destacará a importância do tratado, enfatizando as obrigações de seus membros, e promoverá o papel fundamental da OMS no apoio aos esforços dos países no cumprimento destas obrigações. O dia é comandado pela Iniciativa por um Mundo Livre de Tabaco da OMS.

A Assembleia Mundial de Saúde criou o Dia Mundial Sem Tabaco em 1987 para chamar a atenção de todo o mundo para a epidemia do tabaco e seus efeitos letais, dando oportunidade de destacar mensagens específicas de combate ao tabagismo e promover a aderência à Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco. O tabagismo é a maior causa de morte prevenível enfrentada pela comunidade médica.

4 pensou em “OMS anuncia tema do Dia Mundial Sem Tabaco em 2011

  1. Espero que este instrumento de prevenção seja extensivo ao segmento de educação e áreas de divulgação. Para nossa´agro- economia o tabaco vale ouro (2a posição no ranking mundial), mas no ponto de vista de saúde pública o tabagismo é a maior causa de morte evitável.

Os comentários estão fechados.