Nações Unidas anuncia as dez melhores fotos da campanha ONU Verde

U N I T E D   N A T I O N S                           N A Ç Õ E S   U N I D A S

U N I T E D……N A T I O N S………………….……N A Ç Õ E S……U N I D A S

.

Imagens serão divulgadas no site da campanha a partir do dia 5 de junho, dia mundial do meio ambiente.

O que você está fazendo para cuidar do meio ambiente? Esta é a pergunta que as Nações Unidas colocaram a todos os brasileiros por meio da campanha ONU Verde, que foi lançada no 64º aniversário da Organização, festejado mundialmente em 24 de outubro 2009. A campanha contou com o apoio da TIM, que enviou mais de 10 milhões de torpedos SMS convidando seus clientes a participar.

Os participantes da campanha responderam à pergunta por meio de fotos e vídeos, acompanhados por um relato da ação de até 100 palavras. O material foi publicado pelo próprio participante no site www.onuverde.org.br. Todos os participantes receberam um certificado online com a frase “Eu faço a minha parte”.

A campanha ficou no ar até o dia 31 de maio de 2010 e registrou 1.190 fotos enviadas por participantes de norte a sul do país. No primeiro dia de junho, o Comitê de Seleção – composto por cinco representantes das agências e programas do Sistema ONU no Brasil – selecionou as dez fotos que melhor traduziram o tema da campanha. O resultado será divulgado no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.

“A seleção não foi fácil, recebemos mais de mil fotos”, disse Giancarlo Summa, Diretor do Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil. “A campanha foi um sucesso, demonstrando o interesse e a crescente sensibilidade dos brasileiros em relação à defesa do meio ambiente”.

As fotos selecionadas retrataram a preocupação dos participantes com a questão ambiental em diversas frentes. Seja por meio da economia e reutilização da água, da reciclagem do lixo, do plantio de árvores ou da redução das emissões de gases de efeito estufa, brasileiros demonstraram suas atividades em prol da preservação da natureza. Eles provaram, assim, que por meio de suas ações individuais diárias, eles fazem a sua parte pelo meio ambiente.

“Apenas uma pessoa não é o bastante, é isso que eu quero passar, vi o projeto e com meu pai comprei uma muda e resolvi planta-lá. Eu faço isso no meu grupo escoteiro, nós sempre fomos a favor do meio ambiente e isso me incentivou a lutar por essa causa tão importante”, declarou Thalita Valadares de Mattos sobre a sua foto, uma das 10 melhores recebidas pela ONU Verde.

Os participantes também mostraram que é possível unir a luta em prol do meio ambiente com a inclusão social, como mostrou Manoel Rodrigues em sua foto. “Nós transformamos o lixo em música com inclusão social dos filhos dos catadores usando materiais recicláveis”, disse ele.

As fotografias selecionadas serão amplamente divulgadas pela rede de comunicação das Nações Unidas no Brasil e no exterior. A ONU Brasil informa que os vídeos recebidos não corresponderam aos critérios de seleção da Campanha.

O Sistema Nações Unidas no Brasil também fez a sua parte. No contexto da Campanha Bilhões de Árvores, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a ONU coordenou, juntamente com o Governo do Distrito Federal, o plantio de duas mil árvores nativas do cerrado no Jardim Botânico de Brasília.

Mais informações:

Amanda Talamonte
Escritório do PNUMA no Brasil
Tel.: +55 61 3038-9237
Fax: +55 61 30389239
Email: [email protected]

16 pensou em “Nações Unidas anuncia as dez melhores fotos da campanha ONU Verde

  1. Venho acompanhando essa campanha e verdadeiramente acredito que podemos mudar o rumo do planeta com atitudes e iniciativas como esta.
    Todos estão de parabéns!

  2. ONU Verde

    A terra é a nossa casa, eu me mantenho firme a cuidar do meio ambiente sempre. Conte comigo para próxima campanha e parabéns a todos os participante.

  3. Atualmente vejo que muitos ainda acham que cuidar do meio ambiente é só plantar árvores e se esquecem que devemos plantar educação ambiental por um mundo melhor, os profissionais desta área ainda trabalham como voluntários pois acreditam que um mundo melhor é possível a partir de mudanças simples no nosso dia a dia esta na hora de mudar nossa forma de ver o mundo e nossas atitudes em relação ao meio ambiente.

  4. Saudações a todos os leitores,

    Por meio deste texto ao qual me dirijo a vocês, gostaria de fazer algumas considerações que me deixa indignado e desanimado, relacionados às questões de problemas ambientais principalmente o caso do efeito estufa.
    Há vários anos trabalho em indústria e sendo eu técnico em química, me senti na obrigação de contribuir para que o setor industrial, tido como grande vilão na questão das emissões de gases de efeito estufa (aquelas que se usam de BPF e Xisto em caldeiras, fornos ou maçaricos) reduzisse esse impacto. Dediquei vários anos de minha vida em pesquisa de uma forma de combustível que fosse menos poluente.
    Após desenvolver um óleo natural feito a base de triglicerídeos animais e vegetais, notei que quando se trata da proteção do meio ambiente muito se fala e pouco se faz. O setor industrial brasileiro não se importa tanto com nosso planeta como se tem noticiado. As empresas mesmo sabendo que não há alterações no custo x benefício e em equipamentos, para o uso de biocombustíveis, não fazem questão de usá-los ou pelo menos experimentarem (claro que existem algumas exceções).
    Além disso, também posso citar a questão de que por alguma razão o nosso governo, ou órgão do meio ambiente são de difícil acesso para este tipo de projeto.
    Anos atrás, nosso país sofreu uma crise no mercado de subprodutos bovino. O sebo bovino nessa época chegou a custar R$ 0,20 o kilograma, sendo usado para queima em caldeiras e maçaricos de secagem de massa asfáltica. Sendo feito um estudo sobre essa prática e mostrando que ela contribuía significativamente para a redução de emissões de gases de efeito estufa. Porém ele se mostrava um pouco falha quanto ao desempenho quando comparado a produtos de origem fóssil. Mas como o sebo é uma matéria prima importante no setor de higiene e limpeza e agora na produção de biodiesel, seu uso in natura para queima industrial ficou inviável devido as suas oscilações de preço.
    Partindo de que algumas indústrias tinham grande interesse em utilizar biocombustíveis, pesquisei durante anos um combustível renovável que se equiparasse em custo x beneficio aos concorrentes de origem fóssil. Sabendo que os combustíveis fósseis geram uma grande quantidade de dióxido de enxofre (SO2), responsável direto pelas chuvas ácidas e monóxido de carbono (CO) que é um gás extremamente tóxico para a saúde humana, além de particulados que impregnam o solo, o lençol freático e até mesmo as coberturas vegetais próximas, fico sem compreender a resistência que encontro ao tentar apresentar minha pesquisa a indústrias. O biocombustível por mim desenvolvido apresenta em sua composição 18% de oxigênio (O2) 12% de hidrogênio (H2) 69,95% de carbono (C). Segundo laudo do IPT ( Instituto de Pesquisa e Tecnologia) esse biocombustível por ser oxigenado decompõe-se durante sua queima apenas em vapor de água (H2O) e dióxido de carbono (CO2), sendo o último fixado pelas plantas que são cultivadas para a sua produção, durante seu crescimento pela fotossíntese, mostra que ele apresenta balanço nulo quanto ao aumento de CO2 na atmosfera.
    Para finalizar gostaria de lhe dizer que me encontro extremamente desanimado por perceber que nem todo mundo se preocupa com a saúde de nosso planeta. Gostaria de contar com o apoio de todos que chegarem a ler esta carta para divulgar essa alternativa de energia.
    Obrigado pela sua atenção.
    Henrique Alves
    Obs.: Para qualquer esclarecimento ou dúvida entre em contato pelo [email protected]

  5. Realmente precisamos começar a mudar nossos hábitos de consumo, para revertermos está agressão ao nosso meio ambiente.Nós como consumidores devemos adquirir somente produtos e serviços que realmente preservem nossos riquezas naturais.Como iniciativa ,devemos utilizar sacolas retornáveis em nossas compras.Fabrico sacolas de tecido oriundo da reciclagem de garrafas plásticas, está é minha parcela para está grande jornada de cosncientização para preservar a nossa natureza.Cada individuo deve dar sua parcela, por menor que seja e um todo nós mnodificaremos este cenário atual.Grato,

  6. Olá, sou Circe do Socorro Sociologa. Porém trabalho como designer de jóia culturais da Amazônia a vários anos. Na pesquisa para desenhar jóias com nossa cultura, encontrei lendas que mostram a origem da devastação na floresta Amazônica, numa versão inocente do índio,.escrevi um livro infantil sobre a história e fui agraciada com um prêmio .Hoje trabalho divlgando o meu livro e concientizando as pessoas por onde passo em Belém e outros locais do mundo,.como um trabalho de formiguinha para tentar sensibilizar as pessoas, conscientizando-as de que só poderemos preservar aquilo que conhecemos e amamos. Para preservar tem que amar, e para amar tem que conhecer…No livro cito o primeiro nome do Brasil na lingua tupi ( Século XIV) dado pelas palmeiras da Amazônia ao nosso país naquele mesmo momento.( versão do índio). Nome êsse, que venho perguntando a 3 (três anos) as pessoas se conhecem a tradução, e até hoje, constatei que apenas 31 (trinta e um ) brasileiros e 1 (um) americano acertaram a tradução correta, em várias capitais do Brasil .Como poderemos preservar nossa floresta se não conhecemos nem o primeiro nome de nosso país dado por ela. Precisamos primeiro comhecer, segundo amar, e depois preservar. AMAMAZÔNIA AMA !!! È o nome de uma jóia inspirada no amor pela floresta amazônica, a qual desenhei, e está participando da Esposição da ONU iniciada ontem e em andamento na cidade de Cancum. A jóia representa um presonagen que fará parte de um file de animação que estou produzindo inspiradoem meu livro, para ensinar as pessoas a amar a Amazônia. Conheça mais sobre meu trabalho no GOOGLE, inclusive o primeiro nome do Brasil em tupi guarani dado pela Amazônia ( Século XIV ) traduzido para o português. Veja no GOOGLE com Circe do Socorro Ferreira da Silva, Circe do Socorro Designer, Circe do Socorro Devastação ou somente Circe do Socorro. Gostaria de apoio para divulgar meu trabalho artistico/ Social de conscientizacão pela preservação da Floresta Amazônica, para que as crianças no futuro possam crescer utilizando todos o potencial que nossa querida floresta podera lhes proporcionar. Obrigada pela atenção a mim concedida pela ONU ( Organização das Nações Unidas).
    Contatos no google ou por email
    Atenciosamente Circe .

  7. Se fei esse o espaço que Deus deu para nós habitar então vamos cuidar com todo carinho e não esperdiçar nada, porque nada troussemos a não ser o pecado e nada levaremos a não ser o perdão o amor e a salvação. Vamos juntos plantar o bem para mais tarde colher o bem.

    Brasil Bahia

  8. PREZADOS SENHORES. A NATUREZA, FRUTO DA CRIAÇÃO DIVINA,PRECISA MUITO DAS NOSSAS ATENÇÔES.NÃO PODE-SE MAIS ADMITIR TANTA DEGRADAÇÃO E DESTRATO A mÂE NATUREZA..PRECDISA-SE CRIAR LEIS QUE APLIQUEM MULTAS,PARA QUEM COMETER QUALQUER ATO DE AGRESSÃo a natureza e aos ANIMAIS,A QUE FAZEM PARTE DESTA GRANDIOSA MARAVILHA.UM ABRAÇO.E VAMOS PRESERVAR A NATUREZA.

  9. todos falam em meio ambiente, e demostram vontade de resolver os problemas ambientais,mas quando surge uma idéia ou projeto vindo de alguém sem recursos financeiros para desenvolver na pratica, é praticamente impossível no brasil realisar qualquér coisa sem dinheiro. estou com um projeto engavetado de um separador de lixo cuja fotos estão neste site, procurei até recursos a fundo perdido que agora tenho certeza que isso não existe pra ajudar ninguém, mas serve para alguns servidores engordar contas bancarias. gostaria que as pessoas que se sentem prejudicadas pela poluição global geradas por grandes empresas, fizessem um movimento para serem indenizadas mensalmente com algum valor para poder comprar remédios, pois grande parte das doenças que estão por aí, é efeito da poluição global, nós adoecemos sem ter lucro nenhum enquanto eles enriquecem, destruindo nosso planeta, seria justo sim o governo cobrar impostos altos dessas empresas, mas que parte desses fossem para aqueles que não poluem.

  10. Faça deste dia mais um especial em sua vida.
    Sou professor de séries iniciais aqui no Município de Lontras, interior de S.C, chamo-me Janelito, posso afirmar que sou um apaixonado pelo que faço e procuro fazer da melhor forma possível.
    Cheguei ao site do grupo através da revista FORUM, no qual vocês são parceiros, muito boa por sinal.
    Meu pedido parece estranho, mais sou um VICIADO EM LEITURA, gostaria muito de receber um livro de vocês.Se possível autográfado por alguém do grupo..
    Desde já muito obrigado pela dedicação a leitura do meu e mail.
    Janelito Romar Passold
    R: Artur Hermann, 187
    Lot. Esperandio
    Lontras S.C 89182000

    Seja feliz.
    Fique bem.

  11. Em 90 eu levantei a questão da poluição do ar em um programa de tv de alcance nacional edistribui milhares de sementres de arvores nativas, inclusive
    tenho uma árvore de pau brasil com 21 anos de idade, continuo incentivando o
    plantio de verde e a reciclagem.Isso me custou muito caro nestes anos, inclusive perda de emprego, mas não me arrependo.

  12. Não nenhuma arvore este ano pois que ainda não encontrei espaço, e um pouco de terra para plantar.

    Brasil – Bahia – Salvador

  13. Ser sustentável é poder fazer do lixo um ato de amor ao próximo com a doação de tudo o que pode ser reaproveitado para doação a Cooperativas de reciclagem. Em nossa residência geramos apenas 5 kilos de lixo por mês, apenas com a implantação da Coleta Seletiva e coleta de óleo de cozinha usado, onde doamos ó óleo para a Ong Biobrás e os materiais recicláveis limpos e secos são encaminhados para a Cooperativa Vitória da Penha- fone: 2541-9298 – contato: Sr. Massao. Nossa arrecadação em 2010 foi de 740 toneladas de material reciclável limpo e seco, e nossa meta para 2011 será de arrecadar mais de 900 toneladas com o Projeto Lixo Zero. Todas as nossas ações são divulgadas no site: http://www.comunidadebancodoplaneta.com.br – basta pesquisar como Projeto Lixo Zero. Fazemos coleta em qualquer local da Zona Leste, inclusive em condomínios, e não apoiamos empresas que tenham interesse financeiro na separação e venda material reciclável limpo e seco, pois nossa ação é somente social e sem fins lucrativos, nossa meta é apenas geração de trabalho e renda para famílias carentes e catadores de rua. email: [email protected]

Os comentários estão fechados.