ONU: Número de trabalhadores humanitários sequestrados, feridos ou mortos é recorde

Mensagem do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para o Dia Mundial da Ação Humanitária, marcado todo dia 19 de agosto.

Deslocados internos na RD Congo. Foto: ONU
Deslocados internos na RD Congo. Foto: ONU

“No Dia Mundial da Ação Humanitária, renovamos nosso compromisso com os esforços de ajuda que salvam vidas e recordamos todos aqueles que morreram servindo esta causa nobre.

No ano passado, como nunca antes, mais trabalhadores humanitários foram sequestrados, seriamente feridos ou mortos. Isso é um ultraje.

Nas últimas semanas, dezenas de agentes humanitários – incluindo membros da família das Nações Unidas – perderam a vida no Sudão do Sul e Gaza. Muitas pessoas morreram ou sofreram com ataques deliberados.

Os trabalhadores humanitários e suas famílias são os que mais sofrem por estes crimes.

Mas eles também são sentidos por milhões de outros.

Os ataques contra os trabalhadores humanitários dificultam a capacidade das pessoas com graves necessidades de receber ajudas que salvam vidas.

As crianças não são vacinadas. Pacientes doentes e feridos não são tratados. Aquelas pessoas forçadas a deixar suas casas ficam sem possibilidade de receber comida, água ou abrigo – expostas à violência, doenças ou outras ameaças.

No Dia Mundial da Ação Humanitária, honramos os heroicos trabalhadores humanitários que se apressam bravamente para ajudar as pessoas em necessidade.

Lembramos os seus sacrifícios e reconhecemos as milhões de pessoas que contam com trabalhadores humanitários para a sua própria sobrevivência.

Vamos honrar aqueles que caíram, protegendo aqueles que realizam seu trabalho e apoiando as operações de ajuda humanitária em todo o mundo.”


Saiba mais sobre a data em
www.un.org/en/events/humanitarianday e
www.worldhumanitarianday.org

1 pensou em “ONU: Número de trabalhadores humanitários sequestrados, feridos ou mortos é recorde

Os comentários estão fechados.